Justiça acata ação da Udecif e manda Prefeitura divulgar lista das vacinas em Franca

  • Marcia Souza
  • Publicado em 14 de maio de 2021 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Magistrado não autorizou, porém, divulgação dos dados de quem já se vacinou

Magistrado não autorizou, porém, divulgação dos dados de quem já se vacinou

O juiz Aurélio Miguel Pena julgou parcialmente procedente o mandado desegurança proposto pela União de Defesa da Cidadaniade Franca (Udecif).

A entidade pleiteia que a Prefeitura seja obrigada a apresentar, diariamente, por meio de seu endereço eletrônico e do diário oficial do Município, a lista nominal de todos os que receberam qualquer dose da vacina contra a COVID-19 em Franca.

Na ação, é solicitado que sejam divulgados dados dos vacinados como nome, gênero, idade, profissão, local de vacinação e o lote pertencente da vacina, além das datas de aplicação da 1ª e 2ª doses em cada indivíduo, inclusive desde o início da vacinação, exceto daqueles que possuem comorbidades

O juiz considerou na decisão a Lei Municipal nº 9011 de01 de abril de 2021. “Esta lei trata da obrigatoriedade de o Poder Executivo de Franca tornar pública a lista de pessoas imunizadas com vacina contra COVID-19”, explicou o juiz na decisão.

A sentença afirma ainda que o município tem a relação dos vacinados, e, a lei, sem nenhuma declaração de ilegalidade ou inconstitucionalidade, deverá ser observada pelo Poder Executivo.

“Não há escusa. Diante do exposto, determino a autoridade impetrada a realização das medidas necessárias para que o Município de Franca disponibilize na página de abertura de seu sítio eletrônico o link para a consulta da listagem nominal das pessoas que receberão a vacina contra a “COVID-19″, em cumprimento aos termos da legislação [Lei Municipal nº 9011/2021]”, decidiu o magistrado.

A Prefeitura terá prazo de dez dias, contados da data da intimação, para iniciar a divulgação online.

“Fura-filas”

Na mesma decisão, o juiz proibiu a divulgação da lista das pessoas que já tomaram a vacina.

“É de conhecimento público a existência de indícios de irregularidades, com a suposta imunização de pessoas fora da ordem de prioridade estabelecida pelo Plano Nacional, mas, enquanto não esclarecida a situação, não se recomenda a divulgação da relação nominal dos vacinados em sites ou no jornal”, decidiu o magistrado.

E seguiu: “Sob pena de se comprometer a integridade e honra das pessoas listadas. Há de se ter cautela, pois, eventualmente, alguém poderia ser alvo de acusações indevidas”, detalhou o juiz.

Segundo Aurélio Pena, isso não viola o acesso a informação, uma vez que a listagem dos já vacinados deverá ser encaminhada ao Ministério Público, à Câmara Municipal de Franca e demais órgão de controle social, permitindo-se a fiscalização e apuração de eventuais irregularidades.


+ Política