A APAE levou 27 atletas, número recorde em uma única edição, que disputam atletismo, basquetebol e futsal para atletas com Síndrome de Down
A APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcionais) de Franca marca presença com força total na 21ª edição das Olimpíadas Especiais das APAEs, que acontecem entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, em Votuporanga (SP).
A instituição levou 27 atletas, número recorde de participantes em uma única edição, que disputam as modalidades de atletismo, basquetebol e futsal para atletas com Síndrome de Down.
A preparação foi intensificada neste ciclo, com treinos específicos e apoio emocional. A grande novidade deste ano é o Projeto FutDown, voltado exclusivamente para alunos com Síndrome de Down.
“É uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a inclusão no esporte e já tem mostrado ótimos resultados”, afirma o coordenador de esportes e artes da APAE Franca, Adauto Edson Ferreira.
Veteranos e estreante
Entre os destaques, estão dois atletas veteranos e um estreante. Lucas Henrique Benedito e Daniel Mansano Pradela irão participar pela sexta vez consecutiva das Olimpíadas Especiais das APAEs do Estado de São Paulo, representando a instituição desde 2009.
Eles participaram das edições realizadas em Araraquara (2009), Catanduva (2012), Guaíra (2015), Franca (2018), Caraguatatuba (2022) e agora Votuporanga (2025), nas modalidades de atletismo e basquetebol. “Lucas e Daniel simbolizam a continuidade e a dedicação que marcam os projetos esportivos da APAE Franca”, destaca Adauto.
Por outro lado, a renovação também está presente. O jovem Felipe Alves dos Santos, de 17 anos, vive a emoção de sua primeira participação em uma Olimpíada Estadual, competindo no futsal para atletas com Síndrome de Down. “Felipe representa a renovação e as novas gerações”, completa.
Apesar dos desafios enfrentados, como a transição na comissão técnica de basquetebol e atletismo masculino, a adaptação dos atletas foi bem-sucedida. A ansiedade foi controlada com rodas de conversa e atendimento individual. “Hoje, temos uma equipe motivada, confiante e preparada para competir com excelência”, afirma Adauto.
Promovendo valores
Mais do que uma competição, as Olimpíadas das APAEs promovem valores como empatia, superação e companheirismo.
“É um momento mágico em que atletas torcem uns pelos outros, mesmo em equipes adversárias”, diz o coordenador. O impacto é amplo, e os alunos ganham autoestima, disciplina e habilidades que refletem diretamente em sua vida escolar, familiar e social.
A participação dos familiares é essencial em todo esse processo, assim como o apoio de parceiros importantes – MVP Fitness (basquetebol), Sicoob Credicocapec (FutDown), Prefeitura de Franca e Secretaria Municipal de Esportes, que oferecem suporte com estrutura, transporte e alimentação.
“A diretoria, rede gestora e lideranças da APAE Franca têm sido o alicerce para a construção de parcerias sólidas e duradouras. Essa credibilidade há anos viabiliza conquistas tão significativas e experiências transformadoras para nossos atletas, que vivem e constroem histórias inspiradoras”, finaliza Adauto.