Equipe da Ação Social participou de debates em SP e reforçou estratégias locais como o Banco de Alimentos e o Cozinhalimento
Ação Social de Franca participa do II Seminário Estadual de Segurança Alimentar em São Paulo e destaca iniciativas como Banco de Alimentos e Cozinhalimento
A Secretaria de Ação Social de Franca esteve, na semana passada, no II Seminário Estadual de Segurança Alimentar, em São Paulo.
O evento reuniu especialistas, gestores e representantes públicos para discutir avanços, desafios e caminhos para fortalecer a segurança alimentar no país — com foco especial no estado de São Paulo.
Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, por meio da Diretoria de Combate à Fome, o encontro abriu espaço para troca de experiências e atualização de estratégias.
“Foi uma oportunidade valiosa para ouvir, aprender e compartilhar iniciativas que podem fortalecer ainda mais o cuidado com a alimentação da população”, destacou o secretário de Ação Social, Óiter Marques.
Painéis, debates e ações em foco
Durante o seminário, cinco painéis temáticos discutiram desde o retrato da insegurança alimentar no Brasil até ações efetivas implementadas no estado.
As mesas também reforçaram o papel da sociedade civil na criação de políticas intersetoriais capazes de promover soluções permanentes para o combate à fome.
Projetos de Franca em destaque
Em Franca, a segurança alimentar é apoiada por iniciativas já consolidadas, como o Projeto Cozinhalimento e o Banco de Alimentos, ambos ligados à Secretaria de Ação Social.
Banco de Alimentos: apoio direto às famílias
O Banco de Alimentos distribui alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade e trabalha forte na conscientização sobre aproveitamento integral dos ingredientes, alimentação saudável e combate ao desperdício.
As ações incluem cursos e orientações práticas, reforçando autonomia e educação nutricional.
Com participação ativa em debates estaduais e projetos que geram impacto real no dia a dia da população, Franca segue firme no compromisso de garantir mais segurança alimentar para quem mais precisa.