Entenda a razão da tempestade de poeira sobre Franca, na explicação da meteorologia

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 27 de setembro de 2021 às 11:30
  • Modificado em 28 de setembro de 2021 às 00:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A tendência é que as tempestades de poeira se repitam até que as chuvas comecem a cair com mais frequência, diz a meteorologia

O vídeo da tempestade de areia em Franca viralizou por várias regiões do Brasil

Os francanos foram surpreendidos na tarde deste domingo (26) por ventos fortes que causaram tempestades de poeira fortíssimas.

As imagens assustadoras que registraram o fenômeno circulam nas redes sociais e mostram nuvens de poeira encobrindo prédios e escurecendo o céu de Franca. Também em Ribeirão Preto foi registrado o mesmo fenômeno.

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, esse tipo de tempestade acontece, principalmente, pela combinação da falta de chuva e da onda de calor na primavera.

Ventos fortíssimos

“Essas altas temperaturas acabam gerando uma variação muito grande de um lugar para outro, o que faz com que aconteçam esses ventos fortíssimos, causando essas tempestades de poeira”, explica.

Ele pontua que, embora as imagens sejam impressionantes, o fenômeno é comum e pode acontecer outras vezes na região e atingir inclusive de Minas Gerais.

A tendência é que as tempestades de poeira se repitam até que as chuvas comecem a cair com mais frequência.

“Até sexta-feira, a probabilidade de que isso aconteça em Minas é muito grande”, afirma. De acordo com o meteorologista, a previsão é de que as chuvas caiam com mais intensidade a partir do próximo sábado (2).

Podem voltar

A nuvem de poeira vista em Franca e Ribeirão Preto pode retornar quando as chuvas de primavera acabarem, segundo análise de Pedro Cortês, professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo.

O professor explicou que a nuvem que assustou moradores da região se formou pela combinação de solo muito ressecado, sem umidade que retenha essa poeira na superfície.

“Quando vem a chuva, o vento tem poder de levantar essa poeira, porque tem circulação vertical intensa”, disse ao UOL News.

Explicação técnica

Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, o fenômeno é comum em países da Ásia, onde é conhecido como “haboob”.

Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.


+ Meio Ambiente