Descarte irregular em áreas públicas gera 200m³ de lixo por dia em Franca

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 1 de março de 2024 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Por dia, em média, são recolhidos em torno de 200 metros cúbicos de resíduos, onde grande parte deles é composta por lixo domiciliar

Grande parte dos resíduos recolhidos em áreas públicas de Franca é lixo domiciliar

 

A Secretaria de Meio Ambiente de Franca realiza diariamente a limpeza de áreas públicas, onde há concentração de lixo e outros materiais descartados de maneira irregular.

Neste sentido, conta com equipes, 4 caminhões e 3 máquinas pá-carregadeiras para a execução dos serviços em mais de 100 em locais.

Por dia, em média, são recolhidos em torno de 200 metros cúbicos de resíduos, onde grande parte deles é composta por lixo domiciliar, que poderia ser destinado a coleta regular. Cada caminhão transporta cerca de 12 metros cúbicos.

Nestes pontos de transbordo, as equipes encontram também uma grande parte de restos de construções, cuja destinação correta deve ser para os Ecopontos, sem nenhum custo.

Atualmente, a Prefeitura conta com 3 locais em operação, nos bairros City Petrópolis, Jardim Portinari e Parque das Esmeraldas. Outra unidade está em construção no Jardim Luíza.

Fiscalização

Por dia, são recolhidos 200 m³ de lixo em áreas públicas de Franca

 

Enquanto mantém estas intervenções diárias de limpeza, a Guarda Civil Municipal realiza fiscalizações para coibir esta prática. As multas podem chegar a até R$ 10 mil.

Patrulhamentos são feitos, diariamente, por toda cidade, com maior foco nas margens de avenidas ou rodovias de acesso ou saída da cidade, como no Residencial Zanetti, City Petrópolis, rodovia Nelson Nogueira, Jardim Ipanema, Nova Franca, Parques do Horto/Leporace, Jardim do Éden, entre outros.

As denúncias podem ser feitas diretamente na Guarda Civil, através dos telefones 153 ou (16) 3724-1033.

Serviços:

Os 3 Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 7 às 19h e aos domingos, das 8 às 13h:

– City Petrópolis (avenida São Pedro, 1.200);
– Jardim Portinari (Avenida Hotto Paiva, 1341);
– Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Augusto Machado, 411).

Nos Ecopontos, podem ser descartados resíduos diversos, como restos de construção (até 1 m³/dia por pessoa) e recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos, vidros e inservíveis, móveis, utensílios afins e eletroeletrônicos.

Os restos de construção e inservíveis são destinados ao Aterro Sanitário. Os demais são separados e destinados para a Central de Reciclagem, no Distrito Industrial, gerando receitas para a Cooperfran, entidade que administra as unidades, habilitada através de chamamento público e seus cooperados.

Os Ecopontos não recebem resíduos orgânicos; itens de serviços de saúde; industriais; resíduos perigosos; podas, folhagens e resíduos verdes; gesso e materiais que o contenham.

 


+ Meio Ambiente