Sabesp de Franca abre visitas para comunidade e estudantes conhecerem as Estações

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 12 de abril de 2024 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programa da Companhia é focado em despertar para a importância da preservação dos recursos hídricos e cuidado com o meio ambiente

A Sabesp abre suas portas para receber estudantes e a comunidade para conhecerem ao vivo os processos de tratamento de água e esgoto em Franca.

As visitas monitoradas fazem parte do projeto Minha Cidade Tem Sabesp, são gratuitas e feitas com agendamento prévio.

As visitações não apenas apresentam informações sobre os processos técnicos adotados no dia a dia da Companhia, mas também visam educar e conscientizar a comunidade sobre a importância da gestão responsável dos recursos hídricos e da preservação ambiental.

O objetivo é também estimular as crianças a serem multiplicadoras dos conhecimentos que adquirem ao visitarem a empresa.

Duas unidades

Em Franca, a Sabesp recebe visitantes em duas de suas principais unidades: a ETA Norte (Estação de Tratamento de Água), localizada na sede da companhia no Jardim Redentor, e a ETE Franca (Estação de Tratamento de Esgoto).

Na ETA Norte, os visitantes são conduzidos por um tour informativo e conhecem os bastidores das operações, que abrangem todas as etapas do processo de tratamento de água, desde a captação nos rios até a distribuição para a população.

É uma oportunidade única de se aprofundarem nos métodos e tecnologias empregados pela Sabesp para garantir a qualidade da água que chega às torneiras dos imóveis.

Já na ETE Franca, têm a oportunidade de saber mais sobre o processo de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, um projeto inovador e exclusivo da Sabesp em Franca é apresentado à comunidade: a produção de biogás.

Os gases gerados durante a operação da unidade são cuidadosamente processados e transformados em biometano, uma forma de combustível alternativa. Atualmente, cerca de 40 veículos da frota da Sabesp na cidade são abastecidos com biometano, substituindo o etanol e a gasolina tradicionais.

Balanço

Na Sabesp de Franca, o projeto “Minha Cidade tem Sabesp” existe desde 2000 e, estima-se, já atendeu 150 mil pessoas de toda região em visitas monitoras e palestras educativas com temas de preservação ambiental, com foco no uso inteligente da água.

Nestes anos, a Sabesp já recebeu estudantes de todas as idades e grupos de diversos segmentos da comunidade.

Participe

Para participar dessas experiências enriquecedoras, os interessados devem agendar suas visitas por telefone, garantindo assim uma experiência organizada.

É importante lembrar que o transporte fica a cargo do visitante. Os contatos são (16) 3712-2169 ou (16) 99146-0932, com Cláudia Filipin.


+ Meio Ambiente