Plante árvores e o planeta agradece, certo? Nem sempre! Entenda

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 1 de abril de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo recém-publicado na revista científica Nature Communications aponta que plantio feito em local inadequado pode até contribuir para o aquecimento global

Plantar árvores pode ser uma estratégia para combater mudanças climáticas – foto Freepik

 

Plantar árvores é uma estratégia importante para combater as mudanças climáticas, por conta da capacidade que elas têm de absorver dióxido de carbono, gás de efeito estufa que é um dos principais responsáveis pelo aquecimento da temperatura.

Porém, conforme revelado por um estudo recém-publicado na revista científica Nature Communications, quando o plantio é feito em local inadequado, isso pode causar mais danos do que benefícios.

Os cientistas da Universidade Clark, dos Estados Unidos, da The Nature Conservancy (TNC) e da ETH-Zurich desatacam que a cobertura arbórea pode, em alguns locais, aquecer a Terra em vez de resfriá-la, afetando a quantidade de luz solar que a superfície reflete, ou seja, o albedo.

O EuroNews observa que outros trabalhos já haviam descoberto que a restauração da cobertura arbórea poderia levar a alterações no albedo, mas esta é a primeira vez que se conseguiu descrever este fenômeno específico em termos simples.

Agora, utilizando novos mapas, os pesquisadores conseguiram considerar o efeito de arrefecimento das árvores e o aquecimento causado pela diminuição do albedo.

Eles descobriram que trabalhos anteriores não incluíam o albedo na equação, e superestimaram o benefício climático de árvores adicionais entre 20% e 80%.

“O equilíbrio entre o armazenamento de carbono e a mudança no albedo resultante da restauração da cobertura arbórea varia de lugar para lugar, mas até agora não tínhamos as ferramentas para diferenciar as boas soluções climáticas das ruins”, disse a autora principal Natalia Hasler, em comunicado.

“Nosso estudo visa mudar isso, fornecendo os mapas necessários para capacitar decisões mais inteligentes e, ao mesmo tempo, garantir que o financiamento limitado seja direcionado para os locais onde a restauração da cobertura arbórea pode fazer a diferença mais positiva como uma solução climática natural.”

O novo estudo também identificou locais em cada bioma da Terra onde os benefícios da plantação de árvores na mitigação climática podem ser alcançados e, a boa notícia, é que a maioria dos milhares de projetos em curso no mundo para restaurar a cobertura arbórea estão concentrados nestas zonas de maiores oportunidades.

Contudo, mesmo nestes locais, as alterações no albedo deverão compensar o benefício climático líquido em pelo menos 20% em cerca de dois terços dos casos.

“Abordamos uma lacuna significativa de pesquisa e obtivemos uma imagem muito mais completa de como a restauração da cobertura arbórea pode impactar o nosso clima global – tanto positivamente como, por vezes, negativamente”, enfatizou a coautora sênior Susan Cook-Patton.

Segundo ela, é importante lembrar que existem muitas outras boas razões para restaurar a cobertura arbórea, mesmo em locais onde os benefícios climáticos não são excelentes: água potável, produção resiliente de alimentos, habitat da vida selvagem etc.

“Estamos simplesmente apelando aos governos e aos gestores de terras para que integrem mais cuidadosamente o albedo nas suas tomadas de decisões ambientais e estamos disponibilizando este novo e robusto conjunto de ferramentas para os ajudar a fazê-lo”, completou.

Reportagem do EuroNews pontua que ambientes tropicais úmidos como a Bacia Amazônica e a Bacia do Congo são perfeitos para a reflorestação, graças ao seu elevado armazenamento de carbono e às baixas alterações no albedo.

Nas pastagens temperadas e nas savanas, por sua vez, acontece o contrário.

*Informações Um Só Planeta


+ Meio Ambiente