Óleo de cozinha tem jeito certo para ser descartado após o uso; natureza agradece

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 16:00
  • Modificado em 2 de fevereiro de 2024 às 16:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Existem formas adequadas para que descarte não seja nocivo à faune e à flora

Quem nunca se perguntou o que deveria fazer com o restante de óleo de cozinha que sobrou da fritura do almoço?

No fim das contas, esse é um produto que a maioria dos brasileiros e pessoas pelo mundo usa com bastante frequência e que pode gerar um grande problema ambiental se não for descartado corretamente.

Inclusive, é sempre bom ter em mente que jogar esse líquido pelo ralo da pia é a pior opção que você pode tomar em sua vida.

Afinal, o óleo de cozinha usado não só pode arrebentar todo o seu encanamento, como fará um mal danado para o meio ambiente se for descartado assim. Então, qual é a melhor forma de se livrar desse produto usado?

Reaproveitamento do óleo

Dependendo de que tipo de comida você usou o óleo para fritar, usá-lo uma única vez é um tremendo desperdício.

Então, sempre tente reutilizá-lo se possível para aproveitá-lo ao máximo. Contudo, depois de várias repetições, você inevitavelmente precisará descartar esse óleo antigo e começar com um novo para obter melhor sabor.

Muitos restaurantes e instalações comerciais possuem a capacidade de enviar quantidades enormes de resíduos de óleo de cozinha para serem transformados em biodiesel.

Cozinheiros domésticos, por sua vez, sempre ficam na dúvida com o que deve ser feito com esse líquido. Na melhor das hipóteses, é provável que o seu município conte com algum tipo de programa de reciclagem de óleo.

Porém, se esse não for o caso do lugar onde você mora, enviá-lo pelo ralo só piorará tudo.

Óleos e gorduras agem como cola, mantendo vários detritos de esgoto juntos, fechando encanamentos e se acumulando nos esgotos municipais — sem contar que podem ferir animais selvagens ao chegar na natureza.

Na maioria das vezes, o mais recomendável é selar o óleo em um recipiente de plástico descartável e procurar alguma empresa para recolhê-lo.

Opções alternativas

Existem várias marcas de produtos solidificantes de óleo no mercado, supostamente feitas com ingredientes ecológicos que, quando polvilhados sobre o óleo de cozinha quente, solidificam o líquido e facilitam seu descarte

Os flocos secos desse produto são misturados ao óleo quente, derretendo as gorduras hidrogenadas naturais à base de plantas, essencialmente emulsificando o óleo usado.

Isso faz com que o óleo de cozinha se torne um disco instável, mas sólido, como se fosse uma pasta grossa e seca.

Pequenas quantidades de óleo podem levar 20 minutos para solidificar, enquanto quantias maiores podem demorar horas. Após resfriado, o óleo firme pode ser jogado diretamente no lixo ou colocado em um balde de compostagem.

Enviar isso para um aterro sanitário em vez de selas os óleos em um recipiente plástico significa que os micróbios terão maior acesso aos resíduos e decompô-los.

Outra forma parecida de realizar o mesmo processo é adquirir ácido esteárico e colocá-lo no óleo — que é um procedimento mais rudimentar, mas com o mesmo resultado.

Fonte: Mega Curioso


+ Meio Ambiente