Defesa Civil estadual vem a Franca para treinar agentes no combate a queimadas

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 4 de abril de 2024 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Defesa Civil estadual vai percorrer municípios para capacitar agentes na prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais

A Defesa Civil do Estado abriu a temporada de oficinas preparatórias para a operação São Paulo Sem Fogo. A ação é feita em parceria com prefeituras e o Corpo de Bombeiros durante a fase amarela da operação, antecipando o planejamento estratégico para o próximo período de estiagem.

“As oficinas preparatórias são parte fundamental de todo o processo que desenvolvemos ao longo do ano”, afirmou o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM Henguel Ricardo Pereira.

Segundo ele, “a capacitação dos agentes permite uma estrutura de Defesa Civil mais forte e preparada para enfrentarmos os inúmeros desafios que nos são impostos. Graças a todo este trabalho, conseguimos reduzir significativamente o número dos focos de incêndio em 2023”.

Treinamento in loco

Durante as oficinas, equipes estaduais de capacitação percorrem as cidades paulistas e aplicam treinamentos para agentes das Defesas Civis municipais, brigadistas e voluntários com foco na redução de queimadas e incêndios tanto em áreas verdes urbanas como nas regiões de matas e florestas.

O treinamento deste ano vai oferecer instruções teóricas e práticas sobre planos de contingência e previsão meteorológica; emissão de alertas e comunicação em desastres; incêndios florestais e danos à fauna; e saúde pública no período de estiagem.

Em 2023, mais de 2,3 mil agentes e brigadistas de 604 municípios participaram das atividades de capacitação, abrangendo todas as áreas acometidas pelos incêndios florestais.

O investimento do Estado em treinamentos contribuiu para a redução recorde de incêndios florestais no ano passado: em todo o estado, a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares, 86% a menos que em 2022.

Prevenção permanente

O Governo de São Paulo ampliou o trabalho de prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais no território paulista com a operação SP Sem Fogo, instituída em 2023.

O trabalho acontece durante o ano todo e é dividido em duas fases, amarela e vermelha, sob a coordenação da Defesa Civil do Estado.

A iniciativa é intensificada no período mais crítico de estiagem, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e órgãos ligados à Secretaria de Segurança Pública como o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Comando de Aviação da Polícia Militar.


+ Meio Ambiente