Em 10 anos, 559 projetos de lei tentaram mudar Código de Defesa do Consumidor

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de outubro de 2018 às 23:03
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Somente três projetos foram aprovados desde que lei entrou em vigor

Nos últimos 10 anos, 559 projetos de leis foram criados para alterar o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Entretanto, somente três foram transformados em lei. Isso gera uma média de 56 projetos por ano e 5 projetos por mês.

O resultado é apresentado pela pesquisa “Radiografia de ameaças ao Código de Defesa ao Consumidor- Balanço de 10 anos (2008-2018)”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (IDEC) e publicado em setembro de 2018.  

O estudo analisou se os projetos de lei eram ou não fragmentadores, ou seja, se poderiam originar um regulamento específico em uma determinada área – como o caso do setor de telecomunicação, por exemplo -, em que fase de tramitação estavam, quais os temas mais ameaçados e quais os partidos que mais propuseram alterações.

Para Bárbara Simão, pesquisadora do programa de direitos digitais do IDEC, o estudo também concluiu que apenas 21% das propostas de lei eram fragmentadoras.

“Desde que o CDC entrou em vigor havia uma preocupação em não modificar o código para que não fossem criados microssistemas e para que setores específicos não fossem privilegiados. Percebemos que os legisladores entenderam essa lógica do CDC”, explicou Bárbara.

Outra conclusão que a pesquisadora destaca é que poucos legisladores conseguiram mudar o CDC. Apesar do crescimento de propostas para modificar os direitos dos consumidores, desde 2011, poucos obtiveram êxito em aprovar projetos.

Na Câmara dos Deputados, dois PLs se tornaram normas jurídicas. O PL 3458/2008,  que trata do valor total das anuidades escolares, e o PL 3411/2015, que trata da higienização de equipamentos e utensílios utilizados no fornecimento de produtos e serviços. No Senado Federal, a única modificação ao código aprovada foi o PLS 445/2015 , que posteriormente foi remetido para Câmara e renomeado como PL 3411/2015.

Bárbara explica que outra descoberta da pesquisa é o crescimento do número de PLs propostos logo após ao ano de eleição, quando se forma um novo Parlamento. “Em 2015 e 2011 podemos verificar um salto de propostas de PL. Isso é um reflexo de aspectos midiáticos. Questões como higienização de carne, como foi proposto em um dos projetos, chamam atenção e geram polêmica”, explicou.

Partidos Políticos

Entre os partidos que mais tentaram mudar o CDC, há predominância do PMDB e do PP.  “Apesar disso, chama atenção que os partidos com maior número de proposições são predominantemente de ideologia de centro-direita. Tanto é que, o PT, por exemplo, representado na última legislatura por 61 deputados e 9 senadores, não está entre os cinco partidos que mais movimentam o tema”, indica a pesquisa.

O estudo explica que partidos considerados de centro-direita, como é o caso do DEM, PP e PSD, mesmo sem possuírem “um número de parlamentares que justifique tamanha expressividade”, são partidos que estão entre os que mais tentam mudar o CDC.

Categorias e Tramitação

O nível de tramitação das propostas de mudanças do CDC e sua categoria também foram objetos de estudo da pesquisa. Somente 13 PLs estão em regime de urgência no Legislativo. A maior parte dos projetos está concentrada em áreas como banco de dados e cadastro, direito à informação, vício de produto e serviço, práticas abusivas, cobrança de dívidas e contrato de consumo.

“Essa intensa atividade legislativa sobre ‘bancos de dados de consumidores’, especialmente nos últimos cinco anos, é consistente com o debate inaugurado pela Lei do Cadastro Positivo em 2011 e pela até então ausência de uma Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais no Brasil”, afirmou Bárbara.

Na categoria de PLs fragmentadores, a área de direito à informação é a que possui mais propostas, com 15, seguida por telecomunicações e direitos digitais, com 14, serviços financeiros, com 13 e Rotulagem de Alimentos, com 7.

“Como previsto, há dentre esses projetos maior ocorrência de questões relacionadas à regulação setorial, o que pode indicar um problema de efetividade das agências reguladoras, especialmente da Anatel”, indica a pesquisa.

​( * Publicado no jota.info)


+ Justiça