Equipamento fabricado por empresa de Franca poderá operar carga de até 6,5 kg em até 24 quilômetros fora da visão do piloto
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou um modelo de drone que pode realizar entregas, conhecido como “drone delivery”. A aeronave DLV-2 é fabricada pela Speedbird Aero, com sede em Franca.
De acordo com a Anac, esse projeto tem capacidade de transportar cargas de até 6,5 quilos e operar a uma distância de 24 quilômetros além do alcance visual do piloto(BVLOS).
O modelo DVL-2 é uma evolução do DVL-1 NEO, que foi aprovado pela agência em 2022 e foi o primeiro utilizado para operações de entregas no país.
No Brasil, 15 modelos de drones são autorizados a realizar entregas.
Sobre a permissão
Para que operações de entregas com drone sejam realizadas, o equipamento tem que ter o projeto aprovado pela Anac, além de obedecer os critérios operacionais estabelecidos pela agência e de uso do espaço aéreo, publicados pela Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
Detalhes sobre o drone DLV-2
Segundo notícia do portal A Cidade On, o drone tem capacidade para o transporte aéreo de cargas pesadas, como itens industriais, embalagens de bebidas, materiais biológicos e diversos pedidos de comércio eletrônico.