Descoberta científica pode acabar com “efeito sanfona”, grande vilão das dietas

  • Nene Sanches
  • Publicado em 10 de julho de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo de universidade canadense publicado na Nature identificou hormônio com resultados promissores em camundongos

Um estudo recentemente publicado na revista Nature identificou um composto que pode ser a peça chave para combater o o “efeito sanfona”, um dos fenômenos mais indesejados para quem passa por mudanças de peso.

Pacientes que emagrecem comumente voltam a engordar pouco tempo depois, em um ciclo maléfico à saúde. Isso acontece porque o nosso corpo, durante a dieta, entra em um estado de economia de energia.

Quando voltamos a ingerir mais calorias, nosso metabolismo desacelerado não consegue consumir tudo, o que dá margem de sobra para a gordura.

Agora, com o hormônio GDF15 (fator de diferenciação de crescimento-15) no radar de cientistas canadenses, essa realidade pode mudar.

Palavra do pesquisador

“Em camundongos, descobrimos que o GDF15 bloqueia a desaceleração do metabolismo observada durante uma dieta”, disse Gregory Steinberg, da Universidade McMaster, no Canadá.

Ele acredita que o bloqueio da desaceleração do metabolismo provocado pela abordagem permitirá que as pessoas não voltem a engordar.

O GDF15 reduziu em até 43% a ingestão de alimentos, resultando em perda de peso, e aumenta o consumo de energia nos músculos. Além disso, diminui a resistência à insulina, melhora a tolerância à glicose e reduz a esteatose hepática, o acúmulo de gordura no interior de células do fígado.

Expressão gênica

O tratamento com GDF15 também levou a alterações no perfil de expressão gênica relacionadas à inflamação e metabolismo hepático dos ratos. O corpo produz o hormônio naturalmente, principalmente no fígado e nos rins.

“Novos estudos investigando as ligações entre a sinalização GDF15-GFRAL, o ciclo de cálcio muscular e o gasto de energia em humanos antes e depois da perda de peso serão importantes para estabelecer ainda mais o potencial terapêutico dessa via na termogênese adaptativa”, escreveram os pesquisadores.

Segundo o portal Terra, mais pesquisas serão necessárias para confirmar se os mesmos efeitos observados nos camundongos podem se repetir em humanos, segundo os pesquisadores envolvidos no projeto.


+ Nutrição