Uma condição neurológica a impediu de correr para frente. Então ela se virou.

  • Nene Sanches
  • Publicado em 31 de dezembro de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ela completou a Maratona de Nova York e a Fundação Michael J. Fox para a maratona de Parkinson, que correu em homenagem ao pai. 

Correr não é apenas uma atividade divertida para alguns atletas; É um modo de vida.

Justine Galloway tinha apenas 7 anos quando seu pai, um ávido corredor que transmitiu seu amor pelo esporte à filha, foi diagnosticado com a doença de Parkinson. Nos anos seguintes, ela observou a doença roubar dele o que ele mais amava e jurou que nunca deixaria que nada a impedisse de qualquer coisa.

Eu corri até o ensino médio”, disse Justine. “Ele viveu vicariamente através de mim. Eu contaria a ele sobre minhas corridas.

Algo errado com o corpo

Seu pai faleceu em 2010 e Justine continuou correndo em sua homenagem. Ela completou nove maratonas, mas enquanto corria a Maratona de Boston, algo parecia errado em seu corpo. Ela estava com tanta dor que teve que desistir da corrida sem terminar.

A dor piorou nos dias seguintes. Logo, ela mal conseguia andar.

“Eu não pensei que seria eu nessa idade”, disse ela . “Sempre esperei correr até não poder mais. E eu pensei que seria 80, não 31.”

Justine procurou ajuda de médicos e, depois de dois anos, descobriu que tinha distonia focal, um raro distúrbio neurológico do movimento semelhante ao Parkinson. Como o Parkinson, esse distúrbio é causado pela atividade e geralmente tem como alvo as atividades favoritas da vítima.

Outros exemplos

“Os escritores podem entender quem de repente não consegue escrever”, explicou ela . “Músicos, pianistas que não conseguem tocar uma música que sempre tocaram a vida inteira”.

Justine se lançou na fisioterapia, onde aprendeu algo estranho – ela ainda podia correr para trás.

“Por alguma razão, correr para trás e para os lados (correr) parecia bom, mas quando eu corria para frente na esteira, quase começava a chorar”, explicou ela. “Parecia muito mais difícil do que nunca.”

Quando alguém sugeriu que ela poderia obter um recorde mundial para correr maratonas para trás, Justine partiu para as corridas. Literalmente!

Recordista mundial

Segundo o portal Inspire More, Justine adora um desafio, então ela começou a correr meias maratonas para trás. Depois de completar alguns, ela decidiu tentar o recorde mundial.

Em sua segunda tentativa, ela ganhou um Recorde Mundial do Guinness para a corredora de meia maratona mais rápida de todos os tempos! Desde então, ela quebrou seu próprio recorde e estabeleceu o recorde duas vezes.

Agora Justine volta a correr maratonas completas, só que de uma forma diferente. Ela completou a Maratona de Nova York e a Fundação Michael J. Fox para a maratona de Parkinson, que correu em homenagem ao pai. Fox até saiu para dar um abraço nela no meio da corrida!

Mais importante ainda, ela espera que sua história prove que nenhum obstáculo é intransponível. Sempre há uma maneira de continuar fazendo o que amamos se formos corajosos e fortes o suficiente para encontrá-la.

“Continue seguindo em frente e continue andando”, disse ela . “Não deixe nada te parar, e nada é impossível.”

Assista ao vídeo dela correndo para trás.


+ Corridas