Veja aqui quais são as diferenças entre correr nas ruas e na esteira?

  • Robson Leite
  • Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ambas as modalidades oferecem prós e contras e devem ser escolhidas de acordo com a finalidade do treino do atleta

Segundo um relatório da PNAD, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 24,6% dos brasileiros afirmaram praticar corrida ou caminhada, o que coloca ambas as atividades entre as mais praticadas do país.

Democrático e acessível, permite que praticamente qualquer pessoa possa dar seus primeiros passos no esporte.

Colocar um tênis e correr é a rotina básica de iniciantes e experientes na corrida. Embora possa parecer simples, várias questões pairam sobre o esporte, principalmente quanto à efetividade de cada treino. Afinal, é melhor correr na esteira ou no asfalto? Em comum, somente os benefícios para a mente e o corpo.

Asfalto e esteira oferecem condições diferentes, além de prós e contras próprios: intensidade do treino, segurança, conforto na prática, além dos fatores externos, são alguns dos aspectos influenciados, a depender da escolha do praticante.

No entanto, para quem está se aproximando agora do esporte, recomenda-se a esteira.

Isso porque nela é mais fácil de o iniciante – ou até mesmo o corredor experiente voltando de lesão, ou a pessoa com sobrepeso, por exemplo – fortalecer com mais segurança os membros inferiores, trabalhar a questão do ritmo e da coordenação motora, até alcançar um melhor condicionamento.

A esteira não possui irregularidades como a rua, o que diminui o risco de lesões. Além disso, o impacto também é menor, bem como o gasto energético.

Equipamentos mais sofisticados possuem variações na inclinação, o que pode ser um diferencial para quem precisa treinar mais forte. No mais, é uma alternativa interessante até mesmo para melhorar a técnica de corredores mais experientes.

Cenário estático

No entanto, o cenário estático da esteira pode ser desanimador e entediante para muitas pessoas. Nessa questão, a rua é muito mais interessante: há diversos estímulos visuais, olfativos e auditivos, e a atenção precisa estar mais alerta com o caminho e com a pista, além de que a corrida em ar livre pode ser feita em qualquer lugar e em qualquer terreno.

A corrida na rua é inclusive recomendada para quem planeja correr em provas: a esteira até ajuda, mas não emula com tanta exatidão as condições encontradas no asfalto.

O impacto maior do pé no chão, a resistência do ar, entre outros fatores, não podem ser igualados na esteira. No mais, fortalece mais o corpo do atleta pelo esforço maior que esta modalidade exige.

Fatores importantes como o tênis devem ser levados em conta. Não é porque se está correndo na esteira que o tênis não deva ser próprio para corrida.

Tipo de pisada

O tipo ideal é aquele adequado para a pisada: se pronada, neutra ou supinada. Para quem não abre mão de correr na rua, gramados e areia podem ser importantes para diminuir o impacto.

E claro que, apesar de tudo, há a questão do gosto pessoal. Embora a rua traga a liberdade e a esteira, a segurança, a regra é praticar onde se sente melhor.

No fim, o importante é fazer exercícios, sem esquecer da hidratação – se perde mais líquido na esteira, da alimentação balanceada e do descanso.

E, para quem deseja mais performance e melhor recuperação muscular, a creatina Creapure pode ser uma grande aliada.


+ Corridas