Estudo da IBM diz que muitos trabalhadores vão se capacitar e mudar de emprego

  • Robson Leite
  • Publicado em 25 de fevereiro de 2021 às 16:30
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IBM expande sua plataforma online gratuita SkillsBuild, programa de aprendizagem para ajudar quem está em busca de trabalho e outros a ter êxito

Um estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) revelou que um em cada quatro consumidores pesquisados globalmente planeja mudar de empregador em 2021.

Mesmo com a economia global tendo uma perda equivalente a 255 milhões de empregos em tempo integral em 2020, o estudo mostra que as mudanças voluntárias de trabalho e o desenvolvimento de habilidades continuam sendo uma prioridade no mercado de trabalho atual, já que os funcionários podem estar buscando mudanças de carreira devido a interrupções causadas pela pandemia Covid-19.

O estudo realizado com mais de 14.000 adultos em todo o mundo também mostrou que muitos daqueles que fizeram mudanças de emprego voluntariamente em 2020 podem mudar novamente em 2021 por muitos dos mesmos motivos.

No Brasil, 1 em cada 10 pessoas que responderam à pesquisa deixou o emprego voluntariamente no ano passado durante a pandemia.

Destes, 29% precisavam de mais flexibilidade de horário ou de local de trabalho (por exemplo, capacidade de trabalhar remotamente para lidar com as demandas da família).

Além disso, 26% buscavam mais benefícios e suporte para seu bem-estar e 23% disseram que não tinham boas perspectivas de progressão na carreira ou segurança no emprego;

No total, 31% dos brasileiros pesquisados disseram que planejam mudar de emprego em 2021.

As razões mais comuns são para buscar de aumento salarial ou promoção (33%), mais benefícios e suporte para seu bem-estar (29%), para mudar de profissão (27%) ou ter um trabalho com mais propósito e significado (25%); 23% disseram que estava enfrentando um burn out (esgotamento mental).

Os empregadores continuam a enfrentar desafios para atrair, reter e envolver candidatos e funcionários, especialmente da Geração Z e da Geração Y, diz Kelly Ribeiro, Líder de Talento e Transformação da IBM para a América Latina.

“A boa notícia é que tenho visto experiências de sucesso em empresas da América Latina que estão adotando uma abordagem analítica e baseada em dados com IA para enfrentar esse desafio e também para entender, personalizar e antecipar melhor as necessidades dos funcionários”, completa.

Os funcionários valorizam oportunidades de carreira e a ética e os valores das empresas

No Brasil, 52% dos consumidores pesquisados disseram que para engajar os funcionários é preciso gerar oportunidades de desenvolvimento e ascensão na carreira.

Quase a mesma porcentagem acredita que a ética e os valores da empresa (51%) também são um atributo chave.

A remuneração e benefícios competitivos (46%) bem como o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal/flexibilidade (44%) também foram mencionados como prioridades.

Habilidades

Existe uma lacuna de percepção entre empregadores e funcionários sobre suas habilidades

De acordo com um estudo do IBV de 2019 sobre o gap global de habilidades, 45% das organizações pesquisadas indicaram que não conseguem encontrar as habilidades de que precisam.

Mas a pesquisa de consumidor do IBV mostrou confiança por parte dos trabalhadores: 87% dos profissionais acreditam que já possuem as habilidades necessárias para cumprir suas metas de emprego para 2021.

Apesar dessa confiança, a maioria dos funcionários continua planejando medidas para melhorar suas habilidades para o futuro.

No Brasil, 58% dos pesquisados afirmaram que pretendem fazer cursos de educação continuada online e 36% dos consumidores entrevistados planejam fazer cursos presenciais

Além disso, 35% querem participar de programas de shadowing profissional.

Plataforma

Para ajudar os trabalhadores a desenvolver habilidades para o futuro, a IBM está lançando o SkillsBuild, uma plataforma de aprendizagem online gratuita e aberta que visa capacitar os candidatos a empregos com preparação profissional para habilidades técnicas e de trabalho.

Seus principais diferenciais incluem um amplo portfólio de cursos interativos em vários idiomas, ferramentas de treinamento pessoal, oportunidade de desenvolver projetos de construção de portfólio e ganhar credenciais para mostrar suas habilidades a empregadores em potencial.

Os alunos que acessam a plataforma podem realizar uma autoavaliação de seus interesses e aptidões no emprego, o que os ajuda a identificar e se conectar com uma jornada de aprendizagem adaptada ao seu perfil profissional.

As possibilidades de aprendizagem e certificações que eles podem obter abrangem áreas como segurança cibernética, análise de dados, atendimento ao cliente, habilidades de carreira e as bases pra se candidatar a vagas de empregos, entre outras. Alguns dos parceiros de conteúdo da IBM incluem Fortinet e Red Hat.

A pandemia do Covid-19, combinada com o rápido desenvolvimento tecnológico, está mudando profundamente o local de trabalho.

Ao mesmo tempo, as empresas buscam cada vez mais talentos fortes e diversificados”, disse Justina Nixon-Saintil, vice-presidente da IBM e chefe global de responsabilidade social corporativa.

“O IBM SkillsBuild oferece aos aspirantes a profissionais um poderoso conjunto de recursos gratuitos para ajudá-los a cultivar carreiras significativas das quais possam se orgulhar.

Metodologia do estudo

Para entender melhor os planos e motivações dos consumidores para deixar ou ficar com seus empregadores e investir em seu próprio desenvolvimento profissional, a IBM entrevistou mais de 14.000 adultos em janeiro de 2021 em 9 países: Brasil, Canadá, China, Alemanha, Índia, México, Espanha, o Reino Unido e os Estados Unidos.

O estudo completo está disponível em: https://www.ibm.com/thought-leadership/institute-business-value/report/employee-expectations-2021.