Criação da “Semana do Orgulho LGBTQIA+” será votada na Câmara na próxima terça-feira

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 6 de agosto de 2021 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Proposta divide os vereadores e aprovação da matéria na Casa de Leis ainda é uma incógnita, com votos que podem ser mudados

Proposta divide os vereadores e aprovação da mesma, na Casa de Leis, ainda é uma incógnita

Na sessão de terça-feira, a Câmara Municipal de Franca votará três matérias com o mesmo tema, que foi sofrendo alterações desde a ideia original.

São um projeto de lei, um substitutivo e uma emenda tratando da iniciativa de inclusão no calendário oficial de eventos a “Semana Municipal de Orgulho LGBTQIA+ de Franca”.

A proposta é de autoria dos vereadores Lindsay Cardoso (CIDADANIA), Gilson Pelizaro (PT) e Marcelo Tidy (DEM).

A votação da matéria tende a ser equilibrada, de acordo com um levantamento informal feito pelo Jornal da Franca. Segundo vereadores consultados pela reportagem, há duas correntes e tendências no Legislativo.

Parte dos vereadores que é ligada a segmentos religiosos, que não são favoráveis à proposta, estão propensos a votar contra. Outros parlamentares defendem o projeto e vão se posicionar favoráveis.

Até o momento, segundo as fontes, não tem como arriscar o “sim” ou o “não” como favoritos. A contagem provisória de intenção de votos está apertada. Existe uma possibilidade da matéria ficar empatada, com a decisão ficando para o presidente do Legislativo.

Mas como sempre ocorre em discussões políticas polêmicas, os vereadores podem mudar de posição até a hora que for aberta a votação.

Além disso, está sendo aguardada a presença de público na sessão de terça, diante do alcance que as discussões sobre o projeto tem alcançado.


+ Política