Clima e retração na área plantada resultam em queda na safra da cana em SP

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 27 de novembro de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A área plantada com cana no Estado ficou em 4,2 milhões de hectares, uma redução de 5,4% em relação ao ciclo anterior

Agronegócio

A área plantada com cana no Estado ficou em 4,2 milhões de hectares, uma redução de 5,4% em relação ao ciclo anterior

Condições climáticas bastante adversas e retração da área em produção resultam na queda de 18,9% no volume total de cana-de-açúcar a ser obtida no estado nesta safra, em comparação ao ciclo passado.

As informações são do 3° Boletim da Safra de Cana-de-Açúcar 2021/22, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Ao todo, espera-se uma produção de 287,4 milhões de toneladas. A safra paulista está em fase final, concluindo as operações de colheita e moagem das lavouras.

Observa-se uma redução no rendimento médio da cultura, causada principalmente pela irregularidade climática registrada durante o desenvolvimento das plantas: índices pluviométricos abaixo do esperado, oscilações na distribuição das chuvas e incidências de geadas.

Redução da área plantada

A área plantada com cana no Estado ficou em 4,2 milhões de hectares, uma redução de 5,4% em relação ao ciclo anterior.

Esta conta se dá, principalmente, em razão da substituição de áreas anteriormente plantadas com cana-de-açúcar por cultivos anuais de graníferas, como soja e milho.

Previsão

Após uma semana sem chuva forte, a umidade do solo diminui no Estado de São Paulo. A precipitação retornará discretamente neste fim de semana.

A previsão é que chova pouco mais de 50mm no nordeste do Paraná, leste de São Paulo, Triângulo Mineiro e sudeste de Goiás, de acordo com a simulação COSMO-INMET (acumulado para sete dias).

Em Franca, nesta madrugada, houve chuva rápida e leve, por volta da meia-noite, mas durou apenas alguns minutos.


+ Agronegócios