Ciesp Franca promove Seminário com o tema “ESG como oportunidade de mercado”

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 10 de maio de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O seminário terá como tema “ESG como oportunidade de mercado” e acontecerá no dia 15 de maio na sede do Ciesp Franca

O Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Unidade Franca/SP, em parceria com as unidades de Ribeirão Preto/SP e Sertãozinho/SP, promoverão com o Grupo Controle, um conjunto empresarial que atua com seis empresas dentro dos três pilares da sustentabilidade corporativa, presente em mais de sessenta municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais, com sede em São Sebastião do Paraíso/MG, o Seminário “ESG (ambiental, Social e Governança) como uma oportunidade de mercado”.

O seminário ocorrerá na sede do Ciesp Franca no dia 15 de maio, a partir das 8h30. O evento contará com a presença dos palestrantes Marcelo José de Pádua, empresário, advogado e gestor de negócios, Hebert Aparecido Pedroso, empresário e administrador de empresas, Gustavo Aparecido Costa Ferreira, advogado, e Amanda Franciele de Almeida, mestre e doutoranda em Engenharia Ambiental.

Propósito

O objetivo do evento será despertar a consciência nos empresários de Franca e região de que a implementação das práticas ESG fará os negócios crescerem e contribuírem com o desenvolvimento sustentável da sociedade que estão inseridos.

Para ilustrar a importância da implementação das práticas ESG nas empresas, o Ciesp convidou o empresário Renato Raimundo, CEO da empresa Stickfran e conselheiro do Ciesp, que passou por um processo de certificação ESG do ramo calçadista denominado Origem Sustentável, conseguindo o mais alto grau de certificação, diamante.

Importância

Nos últimos tempos muito se tem falado sobre as crescentes crises econômicas, sociais e climáticas que ocorrem ao redor do mundo.

Grandes preocupações com escassez de matérias-primas, alimentos, água, etc., além de várias crises humanitárias sofridas por causa de guerras e falta de recursos. No Brasil, diante desse cenário, não se mostra diferente.

Observa-se o quão devastador pode ser o poder da natureza e o quanto ela já foi afetada quando se volta os olhos para os últimos acontecimentos no estado do Rio Grande do Sul.

Diante dessas questões, o próprio mercado financeiro está se organizando para exigir das empresas, indústrias e consumidores um olhar mais sustentável, surgindo assim, em 2004, a sigla ESG que deriva do inglês Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).

Em um mundo cada vez mais globalizado e as exigências cada vez mais apertadas, inclusive do próprio mercado de ações, as empresas (pequenas, médias e grandes) que não adotarem as práticas do ESG estarão fadadas ao declínio e a serem ultrapassadas por empresas que adotam as mencionadas práticas.

Inscrição

Os interessados a saber mais sobre o tema deverão se inscrever por meio de formulário disponibilizado no link abaixo e nas páginas do Ciesp, do Grupo Controle e dos palestrantes.

Link para inscrição: https://forms.gle/43X4fwXZkftEqYne9


+ Cotidiano