Atuação em defesa das mulheres é constante em reuniões na Assembleia Legislativa

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 1 de maio de 2022 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muitas propostas relevantes passaram pelo colegiado, durante encontros regulares do grupo

Muitas propostas relevantes passaram pelo colegiado, durante encontros regulares do grupo

A defesa da mulher segue em pauta na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, mais especificamente na Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres.

A comissão é um dispositivo de combate à violência e proteção das conquistas femininas, que tem o intuito de promover, por meio da legislação e da fiscalização, a garantia de uma vida digna para as mulheres paulistas.

Desde a instituição do grupo, diversos projetos de autoria parlamentar já receberam aval da comissão, além da criação de iniciativas para promover o assunto.

Um dos exemplos foi o Projeto de Lei 703/18, de autoria do ex-deputado Gil Lancaster, que institui a Semana Estadual do Combate à Violência Obstétrica, que visa proteger a segurança e dignidade da mulher durante o parto.

Houve também a aprovação do Projeto de Lei 410/20, que estabelece medidas para estimular a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica e com dependência econômica dos parceiros.

A proposta, de autoria da deputada Dra. Damaris Moura, no mesmo sentido da anterior, busca propor soluções para proteger a vida das mulheres.

Muitas outras propostas relevantes passaram pelo colegiado, tanto durante encontros do grupo, tanto em reuniões conjuntas das comissões da Alesp.

Palestras

A comissão também atuou com o desenvolvimento de uma série de palestras, dentro do projeto denominado “Mulheres em Debate”.

Os seminários eram apresentados por representantes de instituições ligadas ao tema, como por exemplo o Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), que possui atuação com a Lei Maria da Penha.

As discussões nos seminários apresentavam temas como feminicídio, legislação da mulher, maternidade e independência financeira, com o objetivo de reunir as parlamentares da Alesp para adquirir conhecimento e buscar soluções em conjunto.

Francana

A iniciativa dos seminários foi da primeira presidente da comissão, a deputada francana Graciela Ambrósio.

Atualmente, a Comissão é dirigida pela deputada Dra. Damaris Moura (PSDB), em conjunto com a deputada Márcia Lia (PT), como vice-presidente.

Ela é compreendida por nove integrantes efetivos: Professora Bebel (PT), Patrícia Bezerra (PSDB), André do Prado (PL), Edna Macedo (Republicanos), Leci Brandão (PCdoB), Marina Helou (Rede) e Adriana Borgo (PTC).

O quadro de suplentes é composto pelas deputadas Analice Fernandes (PSDB), Maria Lúcia Amary (PSDB) e Erica Malunguinho (PSOL), e os deputados Emídio de Souza (PT), Maurici (PT), Ricardo Madalena (PL) e Altair Moraes (Republicanos).

A deputada Márcia Lia foi a responsável pela criação da comissão por meio do Projeto de Resolução 4/18. Para ela, a Comissão ainda tem um caminho a trilhar no Parlamento paulista.

“Quando apresentamos o projeto de criação desta comissão, nosso intuito era debater as políticas públicas para as mulheres em uma comissão específica. Mas ainda é algo novo e, desta forma, sabemos que demora um pouco para entrar em tramitação, para engrenar”, afirmou.

“Nossa luta neste momento é para que todos os projetos de lei que tenham as mulheres como tema, como foco, como finalidade passem por esta comissão. Só assim a Comissão de Mulheres da Alesp ganhará o peso que cabe a ela no processo legislativo da Casa”, disse a deputada.


+ Política