Arroz à piamontese é perfeito para reaproveitar arroz cozido: aprenda esta receita!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Bem saborosa, dá para combinar com diferentes tipos de carne e acompanhamentos e fica ainda melhor se você pode reaproveitar arroz já cozido

Receita prática e deliciosa leva queijo muçarela, creme de leite e champignons

 

O arroz à piamontese é aquela receita que praticamente todo mundo gosta!

Bem saborosa, dá para combinar com diferentes tipos de carne e acompanhamentos e fica ainda melhor se você pode reaproveitar arroz já cozido para poupar ingredientes e tempo de preparo.

Garantir praticidade e evitar desperdício na cozinha é fundamental para manter a economia doméstica em dia, né?

Então, aprenda como fazer arroz à piamontese em poucos passos para curtir uma receitinha cheia de cremosidade e textura para uma refeição muito especial!

1. Separe ingredientes da receita de arroz à piamontese

Sabe aquela panela de arroz cozido que a família ainda não terminou de comer e está com medo de estragar? Chegou o momento de usar o alimento para uma receita incrível e garantir o consumo completo do ingrediente!

Para preparar o arroz à piamontese, separe 4 xícaras de chá de arroz cozido, 1 lata de creme de leite, 100 gramas de queijo muçarela e champignon fatiado em conserva. Pouca coisa, viu?

2. Se não reaproveitar arroz, prepare cereal fresco para garantir arroz à piamontese simples

O arroz à piamontese com arroz já pronto oferece uma praticidade enorme na hora de realizar o preparo!

Entretanto, caso você opte por fazer a receita de arroz à piamontese do zero, a dica é usar 2 xícaras de chá de arroz parboilizado e 1 colher de sopa de alho e cebola picados.

Refogue a cebola e o alho com ½ colher de sopa de manteiga sem sal e cozinhe os grãos de arroz por 5 minutos enquanto mexe com colher de pau.

Cubra o alimento com água quente até 2 dedos acima do cereal e tempere com sal a gosto. Espere a água secar completamente e tenha cuidado para não queimar o arroz!

3. Para arroz à piamontese, receita mistura creme de leite e queijo muçarela

Quando o arroz estiver cozido, basta incluir o creme de leite e o queijo muçarela no preparo!

Em uma panela, acrescente (ou mantenha) a quantidade ideal de arroz juntamente com os outros ingredientes e mexa regularmente em fogo baixo-médio. Misture bastante até atingir uma consistência mais cremosa.

Caso queira um recheio mais líquido, adicione um pouco de leite integral. Vale lembrar que, quanto mais queijo você adicionar, mais recheado e gostoso o arroz à piamontese fica!

4. Acrescente champignon quando arroz à piamontese estiver quase pronto

Aqui está a dica especial para o prato! Quando o preparo estiver quase pronto, adicione o champignon à panela e mexa bem para distribuir corretamente o ingrediente.

Esta etapa é opcional, pois há quem não goste de incluir cogumelos na receita, mas saiba que é ótimo para dar uma textura a mais à receita. Outra opção é acrescentar o ingrediente na salada verde. Tudo de bom!

5. Sirva arroz à piamontese com carne e outros acompanhamentos

Depois de realizadas todas as etapas da receita, só falta servir! É preferível consumir enquanto ainda estiver bem quente para manter a consistência ideal para o prato.

Sirva a quantidade ideal de arroz por pessoa junto com bifes grelhados com manteiga de ervas.

Ainda tem uns legumes para incrementar o preparo. Agora você já sabe como reaproveitar arroz cozido para uma receitinha bem simples e saborosa, né? Bom apetite!

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia