Sapateiros pedem piso de R$ 1.800,00, reajuste pelo INPC, mais 5% por perdas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de fevereiro de 2020 às 00:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sapateiros querem reajuste salarial de acordo com o INPC, reposição de 5% e mais 3% por produtividade

O Sindicato dos Sapateiros de Franca e região protocolou no Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) a pauta de reivindicações referente ao exercício 2020. 

A pauta é composta de diversas páginas, porém são 13 itens essenciais, que preveem desde a reposição salarial, abono, cesta básica, dentre outros questões.

Sebastião Ronaldo de Oliveira, presidente do Sindicato dos Sapateiros de Franca e região, explicou que a pauta foi montada com base no bom desempenho das fábricas de calçados de Franca na Couromoda 2020.

A própria feira e a assessoria das cerca de 50 indústrias que estiveram presentes e divulgaram informações de quanto venderam e apresentaram o otimismo de recuperação do setor calçadista.

A luta dos trabalhadores, dentro da pauta, é para o resgate do poder de compra dos sapateiros. A reivindicação está baseada na reposição das perdas salariais dos últimos anos, em que precisou fazer o acordo em condições desfavoráveis.

Agora, a discussão do Sindicato dos Trabalhadores com o Sindicato Patronal é preservar as conquistas obtidas, assegurar outros benefícios e considerar o bem estar do trabalhador, com base no ensinamento dos antigos industriais francanos.  

“Queremos a correção salarial do INPC, reposição de 5% das perdas salariais, 3% de produtividade, piso de R$ 1.800,00, piso por função, participação nos lucros e resultados, abono aos filhos de estudantes, entre outros”, explicou Sebastião Ronaldo.

O Sindicato dos Trabalhadores lembrou a boa situação dos fabricantes. Para justificar a reivindicação e o critério de justiça no pedido, lembrou da redução do ICMS de 7% para 3,5%, que beneficiou o produtor em relação às vendas.

O presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto, ainda não se manifestou a respeito.


+ Trabalho