Jovens empreendedores: 5 dicas para quem sonha em ter o próprio negócio

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 10 de março de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista compartilha dicas que todos os jovens que querem ter um empreendimento precisam saber para ter sucesso

Entre os novos empreendedores brasileiros, uma grande parcela é de jovens – foto Freepik

 

Cada vez mais, os brasileiros estão se jogando no mundo do empreendedorismo, seja como trabalho principal ou uma forma de ganhar aquela renda extra.

Tanto é que um estudo da Contabilizei, um escritório de contabilidade online, o Brasil registrou 3 milhões e 951 mil novos CNPJs em 2022.

Entre esses novos empreendedores, uma grande parcela é de jovens. Porém, nem todos sabem das muitas dificuldades e desafios que é preciso enfrentar para uma empresa prosperar. Por isso, acabam se frustrando e desistindo.

Assim, se você pensa em começar um negócio, veja antes essas 5 dicas de empreendimento para jovens de Luiza Villeroy, empreendedora sócia-fundadora da Citrino Digital Partner:

Não desista nas etapas burocráticas

A primeira dica, essencial para um caminho sem surpresas desagradáveis, consiste em não pular processos.

Luiza Villeroy recomenda a definição de contratos com sócios e clientes, abertura do CNPJ, registro da marca no INPI e a contratação de um contador — processo obrigatório que hoje pode ser feito de forma totalmente virtual.

A longo prazo, os procedimentos burocráticos são uma proteção e segurança para a empresa, garantindo que as transações e operações sejam realizadas de maneira legal e ética.

Esteja sempre disposto a aprender

Essa é uma das mais importantes dicas de empreendimento para jovens – se atualizar e aprender mais sempre. Afinal, essa postura ajuda a entender mais sobre o mercado e ainda aprimorar seu serviço ou produto.

“Depois de abrir uma empresa, é crucial manter uma busca incessante por conhecimento, seja por meio de talentos em sua equipe, da colaboração com outros empreendedores ou do universo de informações disponíveis na internet”, diz Luiza.

Esqueça o perfeccionismo

Segundo Luiza, um empreendedor sempre deve dar o seu melhor, contudo sem se deixar levar pelo perfeccionismo. Muitas vezes, será preciso ir aprimorando seu produto ou serviço com o tempo, ele nunca estará perfeito logo de cara.

Conecte-se com empreendedores que compartilham sua realidade

Muitas pessoas compartilham, especialmente nas redes sociais, versão idealizadas e romantizadas de como é empreender, o que acaba frustrando os jovens que entram nesse caminho e descobrem que não são tudo flores.

Para não se enganar, vale seguir pessoas e procurar veículos que mostrem a realidade e se preparar para ela.

Use a juventude a seu favor

Por último, a sócia da Citrino Digital Partner enfatiza que não é preciso temer ser “muito jovem” e ficar com receio de contar a sua idade para os outros. Afinal, ela não é uma desvantagem.

“Aproveito a minha idade como uma vantagem, destacando aos meus clientes a perspectiva fresca e inovadora que trago”, explica Luiza.

*Informações Alto Astral


+ Trabalho