Como transformar a vaga de emprego temporária em trabalho efetivo em 2024?

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 20 de março de 2024 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista em Recursos Humanos dá dicas para uma pessoa se destacar durante o período de contratação para a data sazonal

Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostraram que o ano de 2023 foi bom para quem estava buscando uma oportunidade de trabalho. No acumulado de janeiro a novembro de 2023, o saldo foi de 1,9 milhão de empregos formais.

Na Luandre, uma das maiores consultorias do país, o ano se encerrou com mais de 40 mil vagas temporárias trabalhadas, sendo 56% delas oferecidas no período entre outubro e dezembro, o mais aquecido em razão da Black Friday e do Natal.

A boa noticia é que se percebe um movimento positivo das empresas na efetivação destes profissionais.

Motivação

Debora Herdeiro, Gerente de RH da Luandre diz que as empresas tem observado nos profissionais temporários, cada vez mais, quesitos como motivação, força de vontade e dedicação.

“Os líderes percebem quando o profissional realmente tem interesse em se tornar efetivo. Proatividade e busca por soluções diante dos problemas são características que podem levar à efetivação”, reforça.

Para quem está interessado em conquistar sua recolocação em 2024, a especialista lista algumas dicas.

Demonstre gentileza

Se mostrar interessado e ter gentileza com o público, caso o emprego seja no varejo, é importante e causa boa impressão. Atitudes como empatia com colegas e boa vontade também são observadas.

Apresente resultados

Durante o trabalho temporário mostrar os resultados para coordenadores e gerentes é essencial. Não precisa necessariamente fazer longas reuniões, mas mostrar a eficiência e enaltecer os pontos fortes profissionais é uma ótima combinação para se diferenciar.

Aproveite o trabalho em equipe

Além de potencializar as qualidades em grupo, aproveitar estes momentos para fazer networking é essencial. É indicado tirar dúvidas e entender a dinâmica da empresa.

Falar é importante

Comentar com colegas de trabalho e com superiores sobre o interesse pela permanência na empresa é uma boa prática, assim, sabendo da disponibilidade do profissional, as possibilidades aumentam.


+ Trabalho