Inmetro deverá instalar “olheiro” digital nas bombas para evitar fraudes em postos de gasolina

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 1 de agosto de 2021 às 07:30
  • Modificado em 1 de agosto de 2021 às 07:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo presidente do instituto, brasileiros muitas vezes pagam por mais gasolina do que levam no tanque

 

Segundo presidente do instituto, brasileiros muitas vezes pagam por mais gasolina do que levam no tanque

Para evitar fraudes nas bombas de postos de combustíveis, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) pretende instalar, em breve, certificação digital em bombas de combustível.

A afirmação é do presidente do Inmetro, Marcos Oliveira Júnior. Segundo ele, desde junho, o instituto está habilitado a emitir certificados digitais.

“Infelizmente tem alguns postos de gasolina no país que adulteram a bomba de combustível na placa-mãe, o que nós chamamos uma fraude digital, que insere alguns pulsos elétricos e quando você vai ver no display, a bomba vai marcar mais do que está abastecendo o seu carro”, disse.

Segundo Marcos, com a certificação digital, o posto vai assinar digitalmente. Isso vai alimentar uma base de dados e o Inmetro vai poder verificar com precisão se está tendo fraude ou não.

Segundo o presidente, o consumidor, por meio de um aplicativo de celular, vai poder verificar o que está sendo abastecido e o que está sendo assinado digitalmente.

“Com isso a gente pode certificar não só a existência desse objeto, que esse objeto está legal, está ok, como também as medidas que esse objeto faz, as características dele”, disse.


+ Economia