De transmissão de jogos a promoção antes da hora, Amazon devora o que vê pela frente

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 20 de junho de 2021 às 06:30
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Com essas jogadas, a Amazon busca atrair mais assinantes para a sua plataforma multimídia, mas também para todo o universo da companhia

A Amazon busca atrair mais assinantes para a sua plataforma multimídia, mas também para todo o universo da companhia

Depois de se consolidar no mercado mundial de vendas pela internet e se lançar no serviço de streaming, o novo pulo do gato da plataforma Amazon é o cobiçado negócio dos direitos de transmissão de jogos.

Por € 259 milhões por temporada, a gigante americana acaba de abocanhar 80% das partidas da primeira e da segunda divisões do Campeonato Francês de futebol, até 2024.

Isso ocorre logo depois de a companhia realizar parte da difusão de outra competição apreciada mundo afora, o torneio de tênis de Roland Garros. Irritado com decisão, o Canal+ – emissora paga que tradicionalmente exibia os jogos –, se retirou da concorrência.

Esse tipo de investida teve início nos Estados Unidos, em 2017, com partidas de futebol americano, e agora se espalha pela Europa: timidamente no campeonato inglês, desde 2019, antes de se expandir para o alemão e, na Itália, com os jogos da Liga dos Campeões.

Joia preciosa

O economista e professor da USP, Gilson Schwartz, especialista em novas tecnologias, nota que as empreitadas representam um passo a mais rumo ao desaparecimento das emissoras tradicionais – historicamente, as transmissões de jogos eram uma das joias mais preciosas dos canais de TV.

Essa mudança estrutural na tecnologia, o seu impacto sobre a prática da recepção, o modelo de negócios e a própria infraestrutura tecnológica não condenou definitivamente a televisão, mas colocou essa plataforma numa crise muito grande.

A Amazon investiu alguns bilhões de dólares em cabos de fibra ótica submarinos que lhe permitem se colocar em uma posição quase monopolista para garantir transmissões ao vivo, em tempo real, de espetáculos e partidas como as de futebol”, explica.

No Brasil, a mudança começa a chegar. O contrato atual da Globo e da Warnermedia para a transmissão do Brasileirão vai até 2024 – uma transmissão que vale entre R$ 1,5 e R$ 2 bilhões.

Mas a emissora brasileira acaba de fechar um acordo com a Prime Video para a retransmissão de jogos do Campeonato Brasileiro, Série B, Copa do Brasil e campeonatos estaduais, já em 2022.


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