​Cavalgada do Rio Canoas encerra a tradicional Semana da Água, sábado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de março de 2017 às 08:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A concentração será no Pesque-Pague Bicho da Mata, estrada do Paiolzinho, às 8 horas, com largada às 9 horas

A 16ª Cavalgada das Águas no Rio Canoas, que acontece no sábado 25, encerra a programação de mais uma Semana da Água, completando várias atividades organizadas pela Prefeitura, através da secretaria de Serviços e Meio Ambiente, com o apoio da Sabesp, do Jardim Zoobotânico e participação de instituições ligadas ao meio ambiente. 

A concentração dos cavaleiros será no Pesque-Pague Bicho da Mata, estrada do Paiolzinho, a partir das 8h, com largada prevista para as 9h. 

O evento, organizado pela Sabesp, faz parte do programa Verde e Vida, da Associação dos Amigos do Rio Canoas.

No Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março de cada ano, a celebração foi marcada por diversos eventos, com o objetivo de chamar atenção para a importância do uso responsável e consciente dos recursos hídricos. 

Em cada ano há uma campanha que aborda um tema específico. Para o ano de 2017 o tema é “Águas Residuais”, que conduz à reflexão sobre o “por que desperdiçar água?”.

A campanha trata da importância de reduzirmos o desperdício de água e das formas que existem para reutilizar a água nas indústrias, nos estabelecimentos comerciais, nos estabelecimentos públicos, nas nossas casas e na nossa cidade.

Na quarta-feira 22, foram plantadas mais de 100 árvores nas Escolas Municipais de Educação Básica Professor César Augusto Oliveira, no Jardim Brasilândia, Professora Dorotéa Paulino Ferro, no Jardim Anita, e Professora Rita de Cássia Calixto Xavier, no residencial Pulicano. 

No Jardim Pedreiras, entre as ruas Célio Cerqueira e Rua Caieiras, uma área verde da prefeitura também recebeu o plantio de mudas. 

As árvores são importantíssimas para a proteção das margens ciliares dos rios e de nascentes.

Entre as espécies de árvores plantadas constam Resedá Gigante, Monguba, Quaresmeira, Tingui Preto, Pau-Brasil, Pau-Ferro, Ipê Verde, Jacarandá Caroba, Tipuana, Sibipiruna, Cássia Leptofila, Cássia Grande, Jatobá, Ipê Branco, Ipê Amarelo do Cerrado, Jequitibá Branco, Jacarandá da Bahia, Guimixami, Ipê Rosa, Oiti e Olho de Cabra. 

O Vice-Prefeito Frank Sérgio Pereira e a secretária de Serviços e Meio Ambiente Rosaura Garcia Zuccolo, estiveram presentes na EMEB. Professor César Augusto Oliveira e falaram sobre a importância das árvores para o meio ambiente e o quanto pequenas ações de plantio, de uso consciente da água, de reciclagem de lixo, quando realizadas por toda a comunidade, podem melhorar a qualidade de vida da população.

Moradores do Jardim Pedreiras elogiaram a iniciativa da prefeitura. O Sr. José Dominiciano Barbosa e a professora de Biologia Rosa Helena disseram que a área vinha sendo utilizada como descarte de lixo e materiais diversos, e que com o plantio das árvores e limpeza da área verde, o espaço ganhou aspecto bem mais bonito e agradável.


+ Meio Ambiente