Brasil deve bater novo recorde na safra de grãos 2020/21

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de outubro de 2020 às 09:11
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 20:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

levantamento divulgado pela Conab apontou um volume 4,2% maior que o recorde da safra 2019/20

Com produção estimada em 268,7 milhões de toneladas, o Brasil deve ter uma produção recorde na safra de grãos 2020/21. O levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou um volume 4,2% maior que o recorde da safra 2019/20, que totalizou 257,7 milhões de toneladas de grãos. 

Os dados representam a intenção de plantio dos produtores brasileiros para as principais culturas plantadas no país. Como pontuou o presidente da Conab, Guilherme Bastos.
 

“Essa nova safra começa em um cenário de preços muito altos. Os produtores de uma maneira geral estão motivados a investir e a estimativa é que tenhamos uma produção recorde.”

Os bons números estão principalmente atrelados à produção da próxima safra de soja. Com uma pequena porcentagem do plantio já iniciado, a expectativa de colheita é de 133,7 milhões de toneladas. Assim, a projeção é de que o Brasil se mantenha como o maior produtor mundial de soja. As cotações do grão seguem ainda em alta em diversas praças do país. 

A analista da Mesa Agro da Terra Investimentos, Bianca Moura, avaliou a expectativa de desempenho.
 “A que se deve esse crescimento esperado pela Conab, a soja está prevista a continuidade do bom desempenho para a temporada que se inicia respaldada pela forte demanda chinesa, um campo favorável e os preços em um bom patamar. Criando um cenário onde os produtores poderão investir mais em um pacote tecnológico e melhores cuidados na condução e manejo dos cultivos.”

Já a colheita total de milho deve atingir a maior marca da série histórica 105,2 milhões de toneladas, um aumento de 2,6% sobre a anterior, conforme destacou a analista. Além do crescimento da produção, a área plantada também se destacou no levantamento. A estimativa é de um crescimento de 1,3%, o que corresponde a 879,5 mil hectares a mais. Na safra de grãos 2020/21 o plantio deve ocupar 66,8 milhões de hectares.

O diretor de Comercialização e Abastecimento do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Sílvio Farnese, ponderou as projeções.
 “Essa estimativa, por ser a primeira, está sujeita às condições climáticas.  Está começando o plantio e depende ainda da chuva e das condições favoráveis para a plantação.”A Conab estima que a área ocupada com o cultivo de arroz deve crescer 1,6%. Porém, pode haver queda na produtividade com uma redução de 4,2% no volume colhido por hectare. Já o feijão pode ter um pequeno aumento na área plantada, mas a produtividade também pode recuar. Com base nos dados atuais, a Companhia estima produção semelhante ao consumo.

Reportagem, Rafaela Gonçalves


+ zero