4 alimentos que ajudam a combater a depressão, segundo a psicologia nutricional

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 20 de agosto de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisas mostram que a inflamação desempenha papel importante na patogênese das condições de saúde mental , incluindo depressão, ansiedade e esquizofrenia.

Enquanto o campo da psicologia nutricional permanece em seu nascimento, pesquisas em torno dos alimentos e seu impacto na saúde mental se mostram muito eficaz.

O consenso geral é este: para apoiar sua saúde mental, coma alimentos integrais reais que vêm da natureza na maioria das vezes, com consumo limitado de alimentos refinados e processados.

Mas sob a égide da saúde mental, há algum alimento que possa ajudar no tratamento da depressão?

O que a pesquisa diz?

Este estudo marcante mostra o impacto dos alimentos na saúde mental, especialmente quando experimentamos sintomas clínicos.

Aqui estão alguns alimentos e padrões dietéticos específicos que podem ajudar a reduzir os sintomas de depressão.

1. Folhas verdes

Um nutriente importante nas folhas verdes que comprovadamente controla a depressão é o folato, ou vitamina B9. O folato ajuda a reduzir a inflamação e a melhorar a função cognitiva e ajuda a regular a expressão gênica (o que significa que esse nutriente ajuda a ativar e desativar certos genes).

2. Azeite

O azeite contém muitos polifenóis benéficos . Foi demonstrado que ele reduz a inflamação (um potencial gerador de doenças e condições de saúde mental), muito provavelmente devido ao seu alto teor de ácido oleico. Certifique-se de comprar azeite de oliva extra virgem e prensado a frio, se puder, pois essa é a variedade menos processada.

3. Bagas

Crianças e jovens adultos que consumiram uma porção de mirtilos notaram uma melhora em seu humor. As bagas podem ajudar a melhorar os níveis de inflamação e sobrevivência celular e ajudar a aumentar a neuroplasticidade – que é a capacidade do cérebro de formar novas conexões ao aprender e praticar uma nova habilidade.

4. Frutos do mar

Os frutos do mar são alimentos ricos em nutrientes. Uma meta-análise de 2015 relata que o maior consumo de peixe está associado a uma diminuição do risco de depressão. Os frutos do mar surgem como algumas das opções mais densas em nutrientes para apoiar a prevenção e a recuperação de transtornos depressivos.


+ Nutrição