Vigilância diz que preparação em escolas está razoável, mas não está “cem por cento”

  • Marcia Souza
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2021 às 21:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Município não tem autonomia para decidir quais grupos da população receberão vacinas

Vereadores conversam com o chefe e funcionários da Vigilância de Franca

 

Na manhã de hoje, 12, os membros da CEAR se reuniram no hall de entrada da Casa de Leis para conversar com o chefe da Vigilância em Saúde do município,

Felipe Granzotti, e o médico da Vigilância Epidemiológica, Homero Rosa Júnior. Gilson Pelizaro e Ilton Ferreira estavam presentes, assim como o vereador Marcelo Tidy (DEM) e servidores do Legislativo. O vice-prefeito Everton de Paula (PRTB) estava representando pela sua assessora de gabinete.

Granzotti informou que nesta semana a Vigilância já visitou oito escolas particulares, cuja adesão ao protocolo é “satisfatória, mas não 100%”, pois as instituições ainda estão em período de adaptação. Semana que vem, as escolas estaduais serão visitadas. De acordo com Felipe, a Vigilância em Saúde conta com 29 fiscais (englobando os da área administrativa).

Gilson informou que entregaria hoje ao chefe da Vigilância ofício contendo denúncias recebidas pela CEAR, rendendo agradecimentos por parte de Felipe.

Em seguida, Homero fez uso da palavra. Ele relatou que a pandemia do coronavírus em Franca piorou após as festas de fim de ano, e os casos de crianças e adolescentes com covid-19 dispararam. Contudo, o prognóstico do médico é positivo. “Dá para conciliar as atividades econômicas com a pandemia se o protocolo de segurança for rigidamente seguido”, afirmou.

Rosa também comentou sobre o “tratamento precoce”, esclarecendo que não há comprovação científica ainda de remédios eficazes no combate ao vírus.

“O sensato é não propor nenhum protocolo de tratamento para ninguém”, afirmou. Por fim, ele deixou claro que o município não tem autonomia para decidir quais grupos da população receberão vacinas; tal decisão cabe ao governo estadual apenas. O critério usado hoje para quem deve se imunizar primeiro é a maior exposição ao vírus.

Gilson deu sua opinião sobre os encontros:“ A Vigilância em Saúde e a Secretaria Municipal de Educação estão trabalhando em conjunto no estabelecimento de protocolos para a volta as aulas, inclusive com relação ao transporte escolar, que deve ser retomado. Então, foi muito importante ouvirmos que tipo de protocolos são esses e como eles estão se adequando às situações para evitar a propagação do vírus. Foram duas reuniões bastante proveitosas e logo, logo, analisando todos esses dados, faremos a análise final da comissão”.

* Com informação da Comunicação Institucional Câmara


+ Política