Tecido sempre esteve relacionado à nobreza e foi um dos maiores sucessos nos anos 1970 e 1990
Sinônimo de nobreza, o veludo surgiu no século XIV, na Índia. Por ser confeccionado com seda, o tecido era bastante caro e somente as pessoas pertencentes à nobreza tinham acesso a ele.
Com o passar do tempo, o tecido se popularizou podendo ser encontrado e confeccionados com diferentes fibras, tanto as naturais como a seda, o bambu e o algodão, quanto sintéticas como o rayon e o poliéster.
Nos anos 1970 e 1990, o veludo esteve em alta na moda, principalmente na versão chamada “veludo molhado”. Agora, a tendência volta com força total nas principais passarelas da moda.
O veludo molhado é aquele tipo de tecido que, devido ao tratamento dado aos pelos, fica com brilho intenso em sua aparência, lembrando um espelho d´água, dando a impressão de estar realmente molhado.
Veja agora algumas dicas de como usar essa nova tendência:
Escolha peças mais soltinhas.
Blazers e vestidos sem cintura marcada.
Vestidos com comprimento midi, soltinhos, mas com fendas laterais.
Misturar com rendas, seda, transparências ou com peças esportivas é uma tendência. O visual do veludo nesta temporada deve ser leve, com movimento e fresh, já que o inverno no Brasil não é nada severo.
Alcinhas podem dar as caras em vestidos e blusas mesmo no inverno.
Peças de veludo molhado tendem a roubar a atenção pelo efeito brilhando que o tecido possui, desta forma evite usar em partes do corpo que queira disfarçar ou compor com outras peças que briguem por atenção.
Cores: preto, marrom, laranja, pantone (rosa queimado suave).
Considere acabamentos, cintos, barras, gargantilhas e outros acessórios em veludo.