Atividades acontecem ao longo do mês, em apresentações com ingressos gratuitos e pagos, para todas as pessoas, de todas as idades.
Raiva – Nós Temos um Cão que Morde (Foto: Caio Oviedo)
O mês de julho no Sesc Franca reúne diferentes expressões artísticas em atividades abertas ao público, com propostas que envolvem dança, teatro e circo contemporâneo.
A programação conta com apresentações no Teatro e no Vão da unidade, além de vivência musical na Convivência.
No dia 17 de julho, o Sampa Charme ocupa a Convivência do Sesc Franca com uma vivência que integra aula e baile — o Baile Charme —, valorizando a dança e a música de vertentes como o R&B e o Soul.
A proposta convida iniciantes e pessoas com experiência a compartilharem a pista por meio de passos simples, com discotecagem voltada tanto para o aprendizado quanto para a fruição coletiva, transformando o local em um espaço de expressão e pertencimento.
Samba rock groove
Criado por Sammy, DJ e produtor cultural, o projeto teve início como um desdobramento do Samba Rock Groove 011, quando o charme passou a ser dançado nos intervalos das aulas.
Com a adesão do público, ganhou estrutura própria e se consolidou como referência da cultura urbana paulistana, contribuindo para a difusão da cultura preta por meio da dança.
No sábado seguinte, dia 19, o Teatro do Sesc Franca recebe o espetáculo Raiva – Nós Temos um Cão que Morde, segundo da trilogia “Afeto, Raiva e Coragem”, escrita por Carla Zanini.
A apresentação narra a história de duas irmãs, Inês e Mirella, que tentam lidar com as consequências de um ataque provocado por seu cão, em meio a tensões sociais e familiares.
Com estrutura de thriller cômico, a peça aborda relações marcadas por violência, colapso emocional e estratégias de enfrentamento diante de estruturas sociais opressoras. A trilogia reflete sobre formas de resistência em um contexto de conservadorismo, intolerância e fragilidade dos vínculos afetivos.
O grupo foi criado em 2015, na cidade de São Paulo, por atores egressos da Escola de Arte Dramática da ECA-USP. Desde então, desenvolve pesquisas em dramaturgia contemporânea e criação cênica, com foco em produções autorais e no diálogo com temas políticos e sociais.
No vão da unidade
Para fãs de circo, no próximo dia 24, o Sesc Franca recebe o espetáculo Volta, da Cia. do Relativo, no Vão da unidade. A apresentação une malabarismo, manipulação de objetos, bonecos e teatro físico, por meio da lógica do absurdo. Em cena, o artista entra carregando uma mesa, uma luminária e um banco. A partir disso, inicia uma série de ações e conflitos com os objetos, com o tempo e com seu próprio corpo.
Criada em 2009, a DeSúbito Cia. desenvolve um trabalho voltado à pesquisa em circo contemporâneo, explorando a individualidade de cada artista e investigando a reinvenção das linguagens circenses como forma de expressão pessoal. Suas criações dialogam com o cotidiano e propõem aproximações sensíveis com o público.
Ao longo de sua trajetória, a companhia participou de festivais nacionais e internacionais, como o Festival Internacional SESC de Circo (SP). Também foi destaque no Palco Giratório Sesc 2015 e recebeu prêmios como a medalha de ouro no Festival Internacional de Malabarismo – Malabares Rio.
ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA | BAILE CHARME
Com Sampa Charme
Serviço
Data: 17 de julho. Quinta, 19h.
Classificação indicativa: 12 anos
Local: Convivência do Sesc Franca
Grátis
TEATRO | RAIVA – NÓS TEMOS UM CÃO QUE MORDE
Com DeSúbito Cia.
Ficha Técnica:
Dramaturgia: Carla Zanini Direção: Ricardo Henrique Assistência de Direção: Lilian Regin Elenco: Renata Gaspar, Carla Zanini, Fafá Renó e Roberto Rezende Iluminação e Operação: Dimitri Luppi Figurino: Muca Rangel e Ana Luiza Fay Sonoplastia e Operação de Som: Mini Lamers Cenografia: Fernando Passetti Contraregragem: Guira Bará Foto: Caio Oviedo Direção de Produção: Mariana Novais – Ventania Cultural Idealização: Desúbito Cia. e Ventania Cultural
Abertura das vendas: 08 de julho, 17h (on-line) e 09 de julho, 17h (presencial)
CIRCO | VOLTA
Com Cia. do Relativo
Ficha Técnica:
Criação e Atuação: Otavio Fantinato Assistente de Direção: Tássio Folli e Julia Barnabé Olhar Externo: Luan Frenk Figurino: Julia Linda Trilha Sonora: Danilo Rodriques Cenário: Otavio Fantinato e Pierre Franclet Produção Executiva: Ju Kaneto Realização: Cia do Relativo
Serviço
Data: 24 de julho. Quinta, 18h
Classificação indicativa: Livre
Local: Vão do Sesc Franca
Grátis
Ingressos podem ser adquiridos via aplicativo Credencial Sesc SP, Central de Relacionamento Digital (desktop) ou presencialmente nas unidades do Sesc.
Sesc Franca
Endereço: Av. Dr. Ismael Alonso Y Alonso, 3071