Tribunal Regional Eleitoral inicia lacração das urnas eletrônicas pelo Estado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de setembro de 2018 às 11:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As 114 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas em SP recebem os programas com dados dos candidatos

A partir desta segunda-feira (24), a Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo inicia a cerimônia pública de geração de mídias, preparação e lacração das urnas eletrônicas. Trata-se de mais um dos procedimentos com o objetivo de assegurar a segurança e o sigilo do voto do cidadão para as Eleições 2018.

As 114 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas no Estado recebem os programas com dados dos candidatos e dos respectivos eleitores da seção de votação. Após esse procedimento, 3% são selecionadas por entidades e instituições presentes para testes, sendo pelo menos uma por zona eleitoral. Em seguida, é feita a lacração física do compartimento de cada uma, com selo fabricado pela Casa da Moeda, conforme critérios e modelos estabelecidos na Resolução TSE nº 23.552/2017.

Com isso, todas as urnas, inclusive as de contingência (reserva) e as que vão receber as justificativas de ausência, estarão prontas para serem utilizadas no dia 7 de outubro, não podendo haver mais nenhuma alteração. Depois de preparadas e lacradas, as urnas só realizam operação em dia e horário determinado, ou seja, na data definida para o pleito.

Dos 393 cartórios eleitorais do Estado, 240 iniciam já nesta segunda-feira os processos de geração de mídias, preparação e lacração das urnas eletrônicas, tanto na capital quanto no interior.

Os demais cartórios realizam o procedimento nos próximos dias, conforme programação disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

A cerimônia pública é divulgada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) e pode ser acompanhada por partidos políticos, coligações, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e cidadãos interessados.


+ Política