Todo mundo pode tomar creatina? Não é bem assim! Conheça as contraindicações

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 8 de maio de 2023 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Creatina é usada principalmente para os atletas potencializares os seus rendimentos nos treinos e competições. Ainda assim, o seu consumo gera dúvida

Creatina é usada principalmente por atletas – foto Freepik

 

A palavra creatina é de origem grega κρέας, o que significa carne. Essa substância é formada pelos aminoácidos a glicina, a arginina e a metionina e que entrega energia para os músculos.

Creatina é usada principalmente para os atletas potencializares os seus rendimentos nos treinos e competições. Ainda assim, o seu consumo gera dúvida, exemplo: quem não pode tomar creatina?

“Hoje as pesquisas mostram que a suplementação de creatina é extremamente segura. Não há nenhuma contraindicação no uso e nenhum efeito colateral registrado pela ciência”.

“Agora isso não quer dizer que é para todo mundo. Um ponto interessante observar é se há a necessidade do uso de creatina”.

“Sem dúvidas, um dos principais fatores que determina essa necessidade é a prática regular de exercício físico, principalmente exercícios de força e explosão”, disse o nutricionista da Science Play Pedro Perim.

As recomendações do consumo de creatina na forma de suplementação para efeitos positivos variam de 5 a 20g por dia.

Pedro pontuou que diferença está no tempo para encher o músculo de creatina. Se optar por 20g diários (fracionado em 4x de 5g), o músculo enche com creatina a partir de sete dias.

Agora se escolher por 5g diária, o músculo enche dessa maneira em aproximadamente 25 dias.

Embora alguns estudos tenham visto resultados positivos com a suplementação de creatina isolada, a maioria dos estudos fazem a associação.

Portanto, é interessante consumir a creatina quando esteja envolvido em um cenário de prática regular de exercício físico para obter os resultados positivos dessa suplementação”, destacou o nutricionista.

Cuidado com o excesso

Perim pontuou que o excesso causa o aumento creatinina na corrente sanguínea e exige trabalho “dobrado” dos rins para eliminar essa creatinina.

Houve a ressalva de que as doses precisam ser muito altas para isso acontecer e as doses comuns não resultam em lesão renal.

É verdade que creatina incha a barriga?

“Esse é um dos grandes mitos da suplementação de creatina. O que acontece é que para essa creatina suplementada entrar no músculo carrega H2O (água) e isso pode gerar em algumas pessoas uma sensação de inchaço”.

“Mas isso não é regra e acontece apenas nas primeiras três semanas de suplementação. Vale lembrar que esse ganho de peso na balança não é gordura, não é músculo e é apenas água, o que é o fator essencial para que o mecanismo de ação da creatina no músculo aconteça em plena capacidade”, reforçou.

Quem está amamentando pode tomar creatina?

“Pode. Não há nenhum efeito colateral da suplementação de creatina na gestação e amamentação”.

“Pelo contrário, existem novos estudos mostrando que a creatina pode auxiliar na prevenção de diversas alterações que são vistos com frequência na gestação, como a redução do risco de diabetes gestacional, perda de cognição e redução da perda de massa muscular da mãe durante a gestação”, encerrou o nutricionista Pedro Perim.

*Informações SportLife


+ Boa Forma