Sono ruim pode ser causa de ansiedade e até infelicidade, aponta estudo

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Não dormir o suficiente ou dormir mal pode afetar muito o humor e a saúde mental das pessoas, de acordo com um novo estudo

Não dormir o suficiente ou dormir mal pode afetar muito o humor e a saúde mental das pessoas – foto Arquivo

 

Não dormir o suficiente ou dormir mal pode afetar muito o humor e a saúde mental das pessoas, de acordo com um novo estudo nos Estados Unidos, que analisa 50 anos de pesquisa.

“Descobrimos que todas as formas de perda de sono – privação total de sono, perda parcial de sono e fragmentação do sono – resultaram em mudanças emocionais”.

“O efeito mais forte e consistente foi que a perda de sono reduziu o humor positivo”, disse a co-autora Cara Palmer, professora assistente e diretora do Laboratório de Sono e Desenvolvimento da Universidade Estadual de Montana, em Bozeman.

“Também descobrimos que a perda de sono aumentava a sensação de ansiedade”, disse Palmer. “Ao vivenciar eventos emocionais, as pessoas também eram mais propensas a relatar reações diferentes do que as pessoas que estavam bem descansadas.

“Especificamente, eles relataram sentir menos excitação emocional, que é quando sentimos a intensidade de certas emoções em nosso corpo, sugerindo que em geral as pessoas sentiram respostas emocionais mais silenciosas após a perda de sono”.

Adultos com mais de 18 anos precisam de pelo menos sete horas de sono sólido à noite para serem saudáveis, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Quando ficam aquém desse mínimo, o preço pode ser alto: estudos associam o sono insatisfatório a um risco aumentado de obesidade, doenças cardíacas e demência, bem como distúrbios de humor.

Apesar dos riscos, mais de 30% dos adultos têm um débito diário de sono – quando você dorme menos do que o seu corpo necessita – de mais de uma hora, enquanto quase 1 em cada 10 adultos perde duas ou mais horas de sono todas as noites, aponta um estudo de 2022.

“Em todo o mundo, as pessoas raramente dormem a quantidade recomendada de pelo menos cinco noites por semana”, disse por e-mail Jo Bower, co-líder do estudo e professor da Universidade de East Anglia em Norwich, Inglaterra.

“O nosso trabalho mostra as potenciais consequências disto para a nossa saúde emocional, numa altura em que os problemas de saúde mental estão a aumentar rapidamente.”

Tipos de perda de sono

Publicada quinta-feira no jornal Psychological Bulletin da Associação Americana de Psicologia, a pesquisa analisou dados de 154 estudos sobre mais de 5.000 pessoas ao longo de cinco décadas.

Nesses estudos, os investigadores perturbaram o sono dos participantes durante uma ou mais noites, quer mantendo-os acordados (privação de sono), acordando-os periodicamente (fragmentação do sono) ou fazendo-os acordar mais cedo do que o habitual (perda parcial de sono).

Posteriormente, os participantes foram testados quanto à ansiedade, depressão, humor e sua resposta a gatilhos emocionais.

“Geralmente, a privação total de sono teve um impacto maior no humor e nas emoções em comparação com a perda parcial de sono ou o sono fragmentado”, disse Palmer.

“Curiosamente, porém, o efeito do sono no humor positivo ocorreu mesmo após curtos períodos de perda de sono, como ficar acordado uma ou duas horas mais tarde do que o habitual ou depois de perder apenas algumas horas de sono.”

A metanálise “ampla e abrangente” enfatiza as fortes conexões entre saúde mental e sono, disse o especialista em sono e pneumologista Dr. Raj Dasgupta, professor associado de medicina clínica na Escola de Medicina Keck da Universidade do Sul da Califórnia. Ele não esteve envolvido na pesquisa.

“Talvez haja verdade por trás do ditado: ‘acordei do lado errado da cama’”, disse Dasgupta por e-mail.

“Os estudos incluídos na meta-análise descobriram que os indivíduos que tinham sono de má qualidade e quantidade relataram sentir-se mais estressados, irritados, tristes e mentalmente exaustos. Quando os sujeitos retomaram o sono normal, relataram uma melhora dramática no humor.”

O que está acontecendo?

O que há no sono que faz nosso corpo se comportar dessa maneira? As respostas estão no cérebro, disse Palmer.

“Sabemos, por pesquisas anteriores, que a perda de sono afeta os circuitos neurais envolvidos na experiência de recompensas ou experiências positivas, o que provavelmente desempenha um papel”, disse ela.

“Também vemos reações intensificadas em áreas do cérebro que estão envolvidas nas experiências emocionais.

“Ao mesmo tempo, as conexões entre os nossos centros emocionais do cérebro e o nosso córtex pré-frontal, que nos ajuda a controlar adequadamente as nossas reações emocionais, são prejudicadas.”

Embora todos os tipos de distúrbios do sono afetassem o humor, o estudo descobriu que as reações às experiências emocionais eram mais negativas após a perda do sono REM (movimento rápido dos olhos) em comparação com a perda do sono de ondas lentas ou “profundo”.

Durante o sono de ondas lentas, o corpo remove materiais potencialmente nocivos do cérebro – incluindo a proteína beta-amilóide, um sinal característico da doença de Alzheimer – enquanto o REM é a fase do sono em que sonhamos e as informações e experiências são consolidadas e armazenadas na memória.

“É provável que ambos sejam importantes, mas de maneiras diferentes”, disse Bower. “Por exemplo, trabalhos anteriores mostraram que o sono REM pode estar ligado ao processamento de memórias emocionais e, portanto, pode ter um efeito no humor através de processos cognitivos”.

O sono de ondas lentas, no entanto, pode estar ligado a centros de recompensa do cérebro, o que poderia influenciar as respostas a situações emocionais positivas, disse ela.

O sono profundo é considerado um dos melhores marcadores da qualidade do sono, porque normalmente uma pessoa deve ter um sono relativamente ininterrupto para alcançá-lo.

Como cada ciclo de sono dura aproximadamente 90 minutos, a maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono relativamente ininterrupto para conseguir um sono reparador, de acordo com o CDC.

Impacto na ansiedade e depressão

A perda de sono também piorou os sintomas de ansiedade e depressão, segundo o estudo, mesmo em pessoas sem problemas psiquiátricos ou de saúde física conhecidos.

“Períodos mais longos de vigília resultaram em sintomas depressivos ou de ansiedade mais extremos”, disse Palmer.

“É provável que a perda de sono possa afetar de forma diferente as pessoas que já estão deprimidas ou que apresentam risco genético de depressão”.

“Por exemplo, alguns dos nossos trabalhos anteriores sugerem que indivíduos que já estão ansiosos podem experimentar respostas exageradas à perda de sono.”

A dificuldade para dormir também pode ser um dos primeiros sinais de um transtorno mental emergente, disse Dasgupta.

“A insônia crônica pode aumentar o risco de um indivíduo desenvolver um transtorno de humor, como depressão ou ansiedade”, disse ele.

“A falta de sono pode ser um fator de risco ainda maior para ansiedade. Os estudos incluídos na meta-análise mostram que os indivíduos com insónia eram mais propensos a desenvolver um transtorno de ansiedade e que a insónia é também um preditor fiável de depressão.”

A apneia obstrutiva do sono, na qual o corpo pode parar de respirar por 10 segundos ou mais de cada vez, também pode criar um sono fragmentado e perturbado, disse Dasgupta.

Este tipo de distúrbio do sono “ocorre com mais frequência em pessoas com problemas psiquiátricos e precisa ser tratado”, disse ele.

Mais pesquisas são necessárias para determinar o impacto da falta de sono em pessoas com transtornos mentais existentes, adolescentes e crianças, mas cada pessoa deve ter o cuidado de priorizar o sono em suas vidas, disse Bower.

“Permitir-se dormir é um ato importante de autocuidado, assim como comer bem e fazer exercícios, disse Bower.

“Também é importante que façamos mudanças sistémicas que apoiem a capacidade dos indivíduos de terem um sono de boa qualidade.

“Isso inclui considerar políticas relacionadas aos horários de início das aulas, horários de trabalho, padrões de turnos e acesso a cuidados de saúde que apoiam o tratamento de problemas de sono.”

*Informações CNN


+ Saúde