Proteína de soja faz bem? Conheça agora os benefícios do consumo regular

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 4 de janeiro de 2024 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Consumo frequente da proteína de soja pode aliviar os sintomas da menopausa e prevenir problemas de saúde, diz especialista

Proteína de soja tem alto valor biológico – foto Mãozinha na Cozinha

 

A proteína de soja possui alto valor biológico e se assemelha à substância encontrada nas carnes. Por isso, é considerada uma opção segura para quem deseja reduzir o consumo de alimentos origem animal, podendo ser consumida como fonte única a curto ou longo prazo.

“Toda proteína é um conjunto de componentes. Existem nove aminoácidos que o nosso corpo não produz, e precisamos buscar através da alimentação”.

“A proteína de soja oferece os três principais para a construção de massa muscular: a leucina, a isoleucina e a lisina”, explica a nutricionista Erika Bleyer.

A especialista completa ainda que o alimento também é rico em vitaminas do complexo B, os principais reguladores do metabolismo, em A e C.

Segundo Erika Bleyer, o consumo frequente da proteína em mulheres que estão no período da menopausa, geralmente entre 45 e 55 anos, também auxilia na diminuição de sintomas, como as ondas de calor e a sudorese.

“É um alimento indicado por ter isoflavona, um estrogênio natural. Esse composto se liga aos receptores de estrogênio. É como se fosse um substituto do hormônio que falta na mulher que está nessa fase”, conta.

Além disso, como demonstra um artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o consumo regular da soja diminui o risco de problemas cardiovasculares e previne diabetes.

Um grupo de 40 pacientes foi submetido à pesquisa e, após o tratamento de 90 dias, apresentou diminuição da glicemia em jejum no sangue e aumento nos níveis de HDL, que é o colesterol bom, e de adipopéctica, um hormônio com papel importante na preservação da função do pâncreas.

A explicação para o bom resultado está na composição da soja, que não possui amido e apresenta quantidade considerável de fibras solúveis.

*Informações Globo Rural


+ Nutrição