Previsão de geada nos próximos dias preocupa produtores de café da região de Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 16 de maio de 2022 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mudança brusca nas temperaturas está prevista para terça-feira (17), com temperaturas abaixo de 5ºC. Em 2021, produtor chegou a perder toda a safra por conta da geada

Previsão de geada durante a semana preocupa produtores de café da região de Franca

 

A previsão de geada diante da passagem da frente fria para esta semana na região de Franca preocupa produtores de café.

É que, em caso de temperaturas muito baixas, há possibilidade de as folhas das plantas queimarem por conta de tanto frio e congelamento, prejudicando a colheita.

Na fazenda do engenheiro civil Fúlvio Elias Arantes, em Santo Antônio da Alegria, a safra de café no ano passado foi perdida por conta das geadas de julho. O prejuízo foi de R$ 5 milhões.

Para este ano, os 200 mil pés de café ainda se recuperam do fenômeno de 2021 e um seguro foi feito como forma de não ter tantos prejuízos. Mesmo assim, ele afirma que é difícil proteger a plantação.

“Não tem como dormir porque não tem uma proteção. A única proteção que a gente tem é o seguro e Deus, porque não tem como proteger nada. Tem gente que faz umas fogueiras, mas em uma área desse tamanho é quase impossível. Não tem como cobrir o café. É só o seguro e proteção divina”.

‘Não tem o que fazer’

O Gustavo Leonel produz cafés especiais em Franca. Ele tem acompanhado a previsão do tempo e não já prevê dificuldades com a lavoura.

“Isso é um motivo de muita preocupação para todos nós. Infelizmente não tem o que fazer. As áreas são muito grandes, não tem como a gente proteger todas as plantas. Infelizmente, como sempre falo, é uma indústria a céu aberto e isso certamente, se acontecer, trará muitos prejuízos”.

Na lavoura do Gabriel Lancha, em Franca, as geadas do ano passado provocaram mudanças no cultivo. Alguns talhões com plantação de café foram erradicados. No lugar, milhos e grãos foram plantados.

Para este ano, o produtor tem investido na prevenção. “Estamos utilizando um produto foliar à base de potássio, que diminui o índice de grau de congelamento das plantas e dá um adubo, um fortalecimento para após esse momento de estresse”, explicou.

Previsão do tempo

A frente fria começou a avançar pela região no final de semana.

Em Franca, a Climatempo aponta que a mudança brusca se dará na terça-feira (17), quando a mínima será de 10ºC e a máxima de 21ºC.

Na quarta-feira (18), a previsão é de variação entre 2ºC e 14ºC. Na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), de acordo com a previsão, a mínima é de 1ºC e a máxima de 17ºC.

“Após a frente, na retaguarda, vem um sistema de alta pressão, uma massa de ar seco e frio de origem polar, que promete derrubar as temperaturas no sudeste, também no estado de São Paulo e região de Ribeirão Preto, onde as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 5ºC e até abaixo desse valor nos dias 18 e 19, com risco de geada, podendo impactar as lavouras”, explicou a meteorologista Noele Brito.

*Informações G1


+ Agronegócios