Prazo de hermano: calçadistas levam meio ano para receber vendas para Argentina

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 10 de fevereiro de 2023 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Abicalçados leva situação ao ministro Fernando Haddad e cobra ajuda do governo

Abicalçados leva situação ao ministro Fernando Haddad e cobra ajuda do governo

A Abicalçados – Associação Brasileira de Calçados – levou novamente ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a situação das exportações para a Argentina.

Ocorre que, desde o meio do ano passado, os calçadistas brasileiros sofrem com a alteração das condições de acesso ao Mercado Único do Câmbio para pagamentos de importações do país vizinho, o que vem atrasando pagamentos em até seis meses.

“Só empresas de maior porte estão conseguindo manter seus embarques regulares para a Argentina, nosso segundo principal mercado no exterior”, destaca Heitor Ferreira, presidente da associação.

Segundo o executivo, Haddad disse que o Governo Federal está debruçado sobre a proposta de financiar importadores argentinos, mas que está negociando as garantias para pagamento.

Números relevantes

Conforme dados elaborados pela Abicalçados, no ano passado, foram exportados para a Argentina 15,9 milhões de pares por US$ 179,4 milhões, incrementos de 19% em volume e de 55,8% em receita na relação com 2021.

As exportações para a Argentina, que vinham em uma crescente no primeiro semestre, passaram a cair a partir da resolução, principalmente nos últimos três meses de 2022, quando caiu 36%, 23% e 48% em relação aos mesmos meses de 2021.


+ Comércio