Luiza Trajano dará nome a “Medalha de Mérito” a mulheres de destaque em Franca

  • Marcia Souza
  • Publicado em 11 de março de 2024 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresária é a fundadora do Magalu, uma das maiores marcas do Brasil

O vereador Daniel Bassi protocolou nesta sexta-feira, oito de março, Dia Internacional da Mulher, o Projeto de Decreto Legislativo que cria a Medalha de Mérito Feminino “Luiza Trajano Donato”.

A iniciativa vem exatamente – e propositalmente – na data que marca a comemoração do Dia Internacional da Mulher e está vinculada ao nome de Luiza Trajano, uma das mais destacadas francanas da história.

Bassi enfatizou que a ideia é destacar nomes de relevância e uma homenagem com uma medalha denominada pela empresária dará mais importância ao ato pela história construída por ela e a representatividade que alcança.

“É uma mulher, uma francana, que fez a diferença na sociedade em nossa cidade, pois levou, com o Magazine Luiza, hoje Magalu, o nome de Franca a conhecimento nacional e internacional. É uma honra pra mim poder apresentar este projeto”, explicou Bassi.

De acordo com a proposta, a homenagem será entregue durante Sessão Solene e será conferida a cinco mulheres, indicadas por unanimidade dos vereadores entre 1º e 15 de dezembro dos anos pares e a entrega em anos ímpares.

O projeto segue todos os trâmites, que incluem a leitura no Expediente, análise das Comissões até ser incluído na Ordem do Dia para votação em Plenário.

“A ideia de fazermos a cada dois anos é para que realmente seja uma homenagem destacada, valorizada, que destaque as mulheres agraciadas, e sempre mantendo vivo o nome da dona Luiza, essa grande mulher”, afirmou Bassi.

Biografia de Luiza Trajano Donato

Nascida em Cristais Paulista (SP), Luiza Donato é tia da empresária Luiza Helena Trajano, atual presidente do Conselho de Administração do grupo. Ela nasceu em 20 de setembro de 1926, no seio de uma família de comerciantes.

Casou-se com Pelegrino José Donato e, aos 31 anos, comprou seu próprio negócio com o marido, em uma época em que as mulheres eram criadas para se dedicarem, exclusivamente, à casa e à família.

A loja, adquirida em 16 de novembro de 1957, chamava- se Cristaleira e era localizada no centro de Franca. Foi o primeiro passo para a construção de uma das maiores redes de varejo do país. Hoje, o grupo tem 1.481 lojas em 21 estados, além de seis marcas on-line: Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!.

O sonho do casal de vendedores Luiza e Pelegrino Donato era constituir um comércio que gerasse emprego para toda a família na cidade. Para escolher um novo nome para o negócio, os fundadores criaram um concurso numa rádio local, convidando os clientes a participarem com sugestões.

Como Luiza era uma vendedora muito popular na cidade, os ouvintes escolheram o seu nome. Assim, surgia o Magazine Luiza.

Em 1976, com a aquisição das Lojas Mercantil, Magazine Luiza abriu as primeiras filiais em cidades do interior de São Paulo. Sete anos depois, em 1983, o grupo iniciou sua expansão para cidades do Triângulo Mineiro.

Luizinha

Em 1991, o grupo iniciou um novo ciclo, com Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora, assumindo o comando da empresa. Um ano depois, as primeiras lojas virtuais da varejista foram inauguradas. O site www.magazineluiza.com.br foi criado em 2000.

Houve um intenso processo de digitalização e, hoje, o marketplace do grupo soma 230 000 sellers. Há ainda a plataforma de delivery AiQFome. O aplicativo do Magalu é acessado por mais de 45 milhões de usuários ativos mensais.

A passagem de bastão para a sobrinha começou com um bilhete escrito à mão. “Logo vou completar 62 anos. Estou ficando velha. Acho melhor você assumir o Magazine”, escreveu ela no papel repassado, em 1991, à Luiza Helena Trajano.

As duas eram muito próximas. Até mesmo o nome de Luiza Trajano teve a mão de Luiza Donato. O ano era 1948, e já estava decidido que Luiza Helena se chamaria Sonia. O pai de Luiza esteve prestes a ir ao cartório, mas a tia sugeriu ao cunhado que ela se chamasse Heloisa Helena, nome de uma cliente da tia, que na época já trabalhava no comércio.

Quando retornou do cartório, o pai de Luiza comunicou que havia decidido fazer uma homenagem a Luiza Donato, registrando a filha de Luiza Helena.

“Parecia que eu era a sequência dela, a única pessoa que ela ouvia”, disse a sobrinha Luiza Helena, ao comentar sobre a tia para Pedro Bial, que escreveu o livro ‘Luiza Helena, Mulher do Brasil’.

“Ela sabia manejar a família para não brigar, e na empresa, já tinha o vendedor como estrela da loja”, disse ao jornalista a atual presidente do conselho do grupo.

Muitos dos valores que hoje regem os mais de 30.000 colaboradores do Magalu são reflexo do jeito de pensar e de agir de fundadora. Reza a sua lenda que Luiza Donato contava elásticos, grampos, cuidava até do papel e fitas adesivas das embalagens. Quando se gastava demais, dava bronca.

Foi assim que ela deu as boas-vindas aos funcionários das primeiras 50 lojas abertas simultaneamente na cidade de São Paulo, em 2008:

“Quero pedir a vocês, como boa vendedora que fui, para sempre atender o freguês da melhor maneira possivel, sem olhar se ele é branco, preto, pobre, rico, bonito ou feio. Atender com todo carinho, não importa se um esteja usando salto e outro chinelo de dedo. Atender com educação, não tapear o cliente, não mentir de jeito nenhum. Se vocês quiserem crescer na vida, sejam sempre sinceros e honestos.”

O episódio é lembrado em nota divulgada pelo Magalu.

“Tia Luiza tinha uma energia quase inesgotável para o trabalho. Não importava se a tarefa a ser feita era empacotar um produto ou descarregar um caminhão de mercadorias. Era uma vendedora apaixonada, que conhecia as necessidades, os gostos e as possibilidades de seus clientes. Cada um deles era e deveria ser tratado como alguém especial, como a razão de ser do negócio”, diz a nota.

Em 2010, a varejista chegou ao Nordeste, com a aquisição da rede Lojas Maia, com 136 unidades. No ano seguinte, a companhia passou a ser listada na B3. No mesmo ano, adquirindo a rede Baú da Felicidade, do apresentador e empresário Silvio Santos.

O Magalu também fez parceria com o Itaú Unibanco, com a criação do Luizacred. Em nota, o CEO do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho, lamentou a morte da fundadora do grupo:

“Recebemos com profundo pesar a triste notícia do falecimento de Luiza Trajano Donato. Mulher visionária e à frente do tempo, seu Luiza deixa como legado exemplo de empreendedorismo e competência de quem criou e liderou uma das principais empresas de varejo do país. Em nome de todos os colegas do Itaú Unibanco, expresso nossos familiares e amigos da Luiza”.


+ Cidades