Partido União Brasil terá que negociar para manter bancada na Câmara de Franca

  • Marcia Souza
  • Publicado em 10 de outubro de 2021 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na teoria, legenda vai “nascer” com duas cadeiras, mas poderá ficar sem vereadores

Câmara de Franca

Na teoria, legenda vai “nascer” com duas cadeiras, mas poderá ficar sem ninguém. Lurdinha não sabe se fica

Fruto da união entre PSL e DEM, o partido União Brasil nascerá grande no cenário nacional e estadual.

Se a fusão for aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral, o União terá as maiores bancadas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de São Paulo, maiores parlamentos do país.

Em Franca, na teoria, o União Brasil terá duas cadeiras na Câmara Municipal. Marcelo Tidy, eleito pelo DEM, e Lurdinha Grazotte, do PSL.

Mas, na prática, como a legislação eleitoral permite que os parlamentares deixem o partido, no caso do mesmo se fundir em uma nova legenda, poderá ficar sem representantes.

Isso porque Tidy já adiantou que não vai permanecer. E Lurdinha Granzotte também não está totalmente definida no União Brasil.

Isso porque ela, que é filiada ao PSL e bolsonarista convicta e declarada, não mantém um relacionamento de proximidade, atualmente, com seu partido.

Sem proximidade

Lurdinha e João Rocha não têm muita proximidade e a saída de Bolsonaro do PSL dá ainda mais abertura para que a vereadora deixe o partido.

O provável caminho de Lurdinha é se filiar justamente no partido que acolher Bolsonaro – provavelmente o PP.

A vereadora não afirma que fica e nem que deixa o União Brasil, mas diz que não foi procurada, até o momento, pelo comandante do PSL em Franca, o empresário João Rocha.

As movimentações de bastidores e seguirão firmes, até que o TSE se pronuncie sobre a fusão, o que pode demorar alguns meses. Daí sim o cenário definitivo vai se desenhar na Câmara de Franca.


+ Política