Pagamentos via DOC e TEC têm apenas mais uma semana de vida, lembra Febraban

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 9 de janeiro de 2024 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prazo final para realizar operações é dia 15 de janeiro; agendamentos podem ser feitos com limite até 29 de fevereiro

O Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência Especial de Crédito (TEC) deixarão de ser oferecidos pelas agências bancárias tanto para pessoas físicas quanto jurídicas a partir das 22h da próxima segunda-feira (15).

Em nota divulgada nesta segunda-feira (08), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) relembra que as transferências podem ser agendadas até o dia 29 de fevereiro, data em que os bancos devem encerrar os processamentos desses meios de transferência.

A federação vinha anunciando o “fim dos tempos” para esses meios de transferência bancária desde 2023. Em setembro, Itaú e Santander já haviam deixado essas operações de lado.

Pix rouba a cena

Criado em 1985 pelo Banco Central (BC), o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos.

Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, a extinção das duas modalidades de meio de pagamento considera o desinteresse dos brasileiros em utilizá-los.

“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explica o diretor.

Em um levantamento com base em dados do BC, a Febraban destaca que o DOC foi o meio adotado para 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, ou 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano.

Enquanto isso, em seu terceiro ano de operação, o Pix foi a ferramenta preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de transações.

Segundo a CNN Brasil, em um dia (6 de setembro), quando o Pix bateu recorde de transações no país, a ferramenta foi responsável por quase 10 vezes mais operações que o DOC em um semestre, com 152,7 milhões de transferências registradas.


+ Economia