Médico brasileiro cria novo teste do pezinho que identifica mais de 50 doenças

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 5 de dezembro de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Teste do Pezinho Ampliado foi inserido nas iniciativas do Ministério da Saúde para aprimorar o Programa Nacional de Triagem Neonatal

O teste do pezinho comum ajuda a identificar pelo menos 6 doenças logo após o nascimento, mas um professor brasileiro foi além e criou um teste mais completo, ampliado, que consegue diagnosticar mais de 50 patologias no bebê logo que ele nasce.

Com a criação do teste do pezinho mais moderno, o médico Antonio Condino-Neto foi o vencedor da quinta edição do Prêmio Dasa de Inovação Médica na categoria Inovação em Genômica.

“Recebo com muita alegria essa premiação. É um projeto muito importante, pois teve o seu desdobramento prático e já está sendo aplicado por prefeituras e estados, sendo essencial para a saúde pública e para nossas crianças”, agradeceu Antonio Condino-Neto, médico e professor sênior do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

Doenças detectadas

O Teste do Pezinho ampliado é feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, por meio da coleta de gotas de sangue dos pés.

O exame detecta doenças genéticas que se não forem identificadas e tratadas de forma adequada impactam o desenvolvimento e a saúde da criança.

Até o ano passado, o teste do pezinho incorporava seis doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, síndromes falciformes, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

Agora, foram introduzidas as doenças relacionadas à imunodeficiência primária, causadas por erros inatos da imunidade — grupo que compreende 485 patologias, como por exemplo a síndrome linfoproliferativa autoimune e a anemia de Fanconi.

Novo teste do pezinho

O teste do pezinho ampliado, do Dr. Antonio Condino-Neto, foi desenvolvido no Laboratório de Imunologia Humana do ICB-USP, o novo teste está sendo substituído gradualmente no SUS.

A capacidade de identificar muitas patologias, segundo Antonio, se dá aos dois biomarcadores que são utilizados como base para o teste.

A partir desses biomarcadores são colhidos os pedaços de DNA TREC e KREC, subprodutos de receptores das células T e B do sistema imune. Eles são capazes de mensurar o quão funcionais são as células de defesa do paciente.

O Teste do Pezinho Ampliado também foi inserido nas iniciativas do Ministério da Saúde para o aprimoramento do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).

(Com informações do Jornal da USP e portal Só Notícia Boa)


+ Ciência