Igarapava retoma leitos de UTI Covid e pode desafogar Ituverava e Franca

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 5 de maio de 2021 às 08:00
  • Modificado em 5 de maio de 2021 às 08:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Leitos de UTI da Santa Casa de Igarapava serão reabertos com esforços da deputada Graciela – Santa Casa receberá recursos por 30 dias

Respiradores que foram destinados pelo Governo do Estado a pedido da deputada Delegada Graciela para Igarapava

O Ministério da Saúde publicou decreto no Diário Oficial da União, nesta terça-feira, dia 4, renovando convênio com a Prefeitura de Igarapava. A medida permitirá a reabertura dos 10 leitos de UTI da Santa Casa que foram fechados.

Em março, a Santa Casa havia fechado metade dos leitos alegando falta de sedativos e relaxantes musculares.

O encerramento do convênio com o governo de São Paulo, que repassa os recursos destinados pela União, em 19 de abril, agravou a situação e levou ao fechamento do restante dos leitos.

Com isso, pacientes tiveram que ser encaminhados para os para hospitais de Ipuã e Ituverava a cerca de 80 quilômetros de distância.

A informação da reabertura dos leitos foi comunicada à deputada Delegada Graciela pela Secretaria Estadual de Saúde e pode desafogar os atendimentos em Franca e Ituverava, pois as vagas são reguladas pela CROSS .

O governo federal renovou a habilitação e repassará R$ 480 mil ao município para que o atendimento seja retomado.

“Tão logo fui acionada pela Prefeitura de Igarapava, entrei em contato com o governo do Estado pedindo que o problema fosse resolvido o mais rápido possível. Os leitos de UTIs Covid na região já não estão dando conta de atender aos pacientes e não podemos aceitar de maneira nenhuma que vagas sejam fechadas. O reforço da capacidade hospitalar da região é essencial para ajudar a salvar vidas nessa pandemia”, afirmou a deputada Estadual Delegada Graciela.

O prefeito José Ricardo espera que os leitos de UTI na Santa Casa da cidade possam ser reativados nos próximos dias. “Só dependemos da equipe médica para retomar o atendimento o mais breve possível. Acredito que ainda esta semana o serviço será restabelecido”.


+ Cidades