Fundação CASA de Franca tem cinco jovens contratados para o mercado de trabalho

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 14 de novembro de 2025 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Adolescentes participaram de evento do SENAC Franca e conseguiram vagas no setor calçadista, supermercados e açougue

Com foco na reinserção social e profissional dos adolescentes em medida socioeducativa, a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA) de Franca vem conquistando resultados concretos.

No último mês, com o apoio das equipes de referência e parceiros do centro, dois jovens foram contratados com registro em carteira (CLT) e outros três ingressaram em programas de Jovem Aprendiz, conquistando espaço e novas perspectivas no mercado de trabalho.

As ações de inclusão tiveram início em 17 de outubro, quando um grupo de adolescentes participou do evento promovido pelo SENAC Franca, chamado “Dia A”. O objetivo da ação foi conectar jovens talentos com 24 empresas da região interessadas em oferecer oportunidades formais de aprendizagem e trabalho.

Após o evento, os resultados começaram a aparecer: no dia 20 de outubro, quatro adolescentes participaram de processos seletivos, em empresas do setor calçadista, supermercados e um açougue da cidade, em continuidade direta das conexões criadas durante o Dia A.

Apoio de muitos

Além disso, um adolescente está participando da segunda etapa do projeto Formação Barista, promovido em parceria pelo Instituto Chuí de Esportes, fundado pelo jogador de basquete, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, mais conhecido como Chuí, e patrocinado pela cafeteria Olinto, pelo Fundo Social do banco Sicredi e Travessia, juntamente com a Defensoria Pública do município.

Durante as aulas, o jovem participou de uma imersão prática no universo do café, aprendendo desde o processo de torra e moagem dos grãos até as técnicas de preparo e finalização das bebidas.

O conteúdo também abordou temas como história do café, atendimento ao cliente e boas práticas profissionais.

A atividade, além de técnica, foi uma experiência transformadora, unindo aprendizado, convivência e a descoberta de novas habilidades. A iniciativa faz parte do conjunto de ações voltadas à formação profissional e ao desenvolvimento socioemocional dos adolescentes, estimulando autonomia e protagonismo juvenil

Trajetória ascendente

Como explica o coordenador pedagógico do CASA, Taiguara dos Reis Alves, as ações de empregabilidade são essenciais para os jovens mudarem suas trajetórias.

“Construindo pontes entre os jovens, a educação e o trabalho, encontramos a possibilidade de mudar suas histórias, dando a eles a oportunidade de conquistarem sua autonomia”, explicou.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca a importância dessas ações para o processo de ressocialização dos adolescentes.

“Essas ações reafirmam a importância da promoção de novos começos e no incentivo à inclusão social e profissional de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, contribuindo para uma sociedade mais justa e segura”, concluiu.


+ Ação Social