A Prefeitura de Franca abriu inscrições para duas vagas no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
Prefeitura de Franca abre inscrições para Residência Médica em Medicina da Família. São duas vagas, com prova em janeiro e início em março de 2026
A Secretaria de Saúde de Franca está com inscrições abertas para o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC).
Ao todo, estão disponíveis duas vagas para o primeiro ano da residência (R1), com duração de dois anos.
Os interessados devem se inscrever até 23h59 do dia 14 de janeiro de 2026, pelo site da Prefeitura de Franca, acessando a opção “Serviços – Concurso Público/Processo Seletivo”. Após o preenchimento do formulário, é necessário imprimir o protocolo de inscrição.
No ato da inscrição, o candidato declara que já concluiu — ou irá concluir até a matrícula — o curso de Medicina reconhecido pelo Ministério da Educação, ou que possui diploma revalidado conforme a legislação brasileira.
Prova objetiva e análise de currículo
O processo seletivo será composto por prova objetiva e análise curricular. A avaliação escrita está marcada para o dia 30 de janeiro, às 8 horas, no CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional).
A prova terá duração de quatro horas e contará com 50 questões, distribuídas igualmente entre Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social, conforme a Resolução CNRM nº 02/2015. O exame terá peso de 90%, enquanto o currículo corresponderá aos outros 10% da nota final.
Divulgação dos resultados e início das atividades
Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 31 de janeiro. Já os resultados da prova e da análise curricular saem em 4 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Prefeitura, a partir das 10 horas.
O resultado final está previsto para 7 de fevereiro, com matrículas a partir do dia 9. O início das atividades do programa será em 3 de março de 2026.
Para a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, o programa é estratégico para a formação dos profissionais. “A Residência Médica contribui para o aprendizado e permite que os médicos tenham uma vivência completa da rede municipal, fortalecendo a Atenção Primária e a qualidade do atendimento à população”, destacou.