Formação continuada de professores em Franca busca melhorar atendimento às crianças

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de maio de 2024 às 08:30
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Objetivo é que os professores possam se aperfeiçoar e assim atender as crianças de 4 e 5 anos de forma mais direcionada, focando na oralidade, leitura e escrita

Professores da Educação Infantil de Franca passaram por formação continuada no último fim de semana

 

Começou no último final de semana a formação continuada de profissionais da Educação Infantil.

O objetivo é que os professores possam se aperfeiçoar e assim atender as crianças de 4 e 5 anos de forma mais direcionada, focando na oralidade, leitura e escrita.

O projeto possui carga horária total de 126 horas de estudo, distribuída em 64 horas de formação, que serão cumpridas em 8 encontros presenciais na Secretaria de Educação e 62 horas de formação EAD.

De acordo com Karina Duarte, articuladora municipal, o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, envolve os professores das fases I e II, e faz parte do compromisso nacional da criança alfabetizada.

“O LEEI (Leitura Escrita na Educação Infantil) é uma proposta de desenvolvimento profissional e apresenta como objetivo principal a oferta de formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita”.

“A nossa intenção é fazer com que os professores tenham esta formação, este estudo, bem intencional, para que eles possam atender de forma adequada as crianças de creches parceiras e da rede, levando sempre um ensino de qualidade”, disse.

O primeiro encontro contou com a participação de aproximadamente 110 professores, que atuam em turmas de 4 e 5 anos das escolas municipais e creches parceiras da Rede Municipal de Ensino.

“A formação destes profissionais vai impactar na aprendizagem de quase 2.750 crianças matriculados na Educação Infantil”, afirmou Karina.

Mariane Borges Silveira é professora e formadora do projeto. Ela lembrou que anos atrás, não existia uma preocupação na formação destes alunos, mesmo sendo direito deles.

“As crianças ficam nas creches e escolas de ensino infantil, participam de atividades que não eram efetivamente direcionadas à aprendizagem. Hoje isso mudou”.

“As brincadeiras e atividades desenvolvidas com estas crianças têm uma intencionalidade, um objetivo, que é focar na alfabetização”.

“A criança é um ser de direito e, por isso, tem direito à alfabetização. Estudos acadêmicos mostram que a criança que tem acesso à escrita, à leitura na primeira infância, terá facilidade no aprendizado futuro”.

“A formação desses profissionais vem dar suporte para que eles proporcionem momentos de aprendizado com muito mais qualidade”, finalizou.

O Projeto de Leitura Escrita na Educação Infantil (LEEI) é uma proposta formativa instituída pelo Decreto Federal N° 11.556, de 12 de junho de 2023, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, que almeja garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país.

 


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