Educação de Franca promove ciclo de palestras abordando desafios na aprendizagem

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 9 de maio de 2024 às 09:00
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Ciclo promove reflexões sobre o Transtorno de Déficit da Atenção e Hiperatividade, Transtorno Opositor desafiador e seus impactos na aprendizagem

Ciclo de palestras promovido pela Secretaria de Educação de Franca vai até junho

A Secretaria de Educação de Franca elaborou e está realizando a partir deste mês, um Ciclo de Palestras para proporcionar às equipes, momentos que revelem sugestões para a atuação dos profissionais nas escolas e creches.

A iniciativa, que irá se estender até junho, é voltada a valorização do quadro de profissionais, visando promover diálogos e fomentar reflexões sobre o Transtorno de Déficit da Atenção e Hiperatividade, Transtorno Opositor desafiador e seus impactos na aprendizagem, bem como a importância das Educações Inclusiva e Especial na abordagem do desenho universal de aprendizagem e da concepção de uma escola plural e acessível a todos.

Esta sequência de formações com especialistas convidados se interliga ao processo de ensino, voltado aos profissionais que estão diretamente envolvidos na interação com crianças da rede municipal.

Abrindo o ciclo na tarde da última terça-feira, 7, o auditório da Secretaria de Educação recebeu o psicólogo e neuropsicólogo Michel Masson, que compartilhou com o público, experiências, discorrendo sobre a temática “Transtorno de Oposição Desafiante”.

Quase 300

Estão participando do Ciclo de Palestras, 120 coordenadores e 21 pedagogos de creches, 45 pedagogos de escolas, 45 orientadores educacionais, 17 psicólogos/assistentes sociais, 20 professores do Atendimento Educacional Especializado, 2 coordenadoras do contraturno e, aproximadamente, 15 técnicos do Departamento Pedagógico da secretaria, perfazendo um total de 285 profissionais, que atuam no processo de ensino-aprendizagem e que farão a multiplicação dos conteúdos aos 1.406 professores da rede municipal, 1050 educadores de berçários e maternal e 169 professores da fase I e II das creches parceiras.

Sendo assim, gradativamente serão beneficiados indiretamente mais de 27 mil estudantes, ou seja, 16.430 alunos do ensino básico das escolas e 11.683 crianças das creches municipais, incluindo as famílias da comunidade escolar.

Programação

A próxima palestra será on-line, pelo aplicativo Teams, está marcada para o dia 15, deste mês, das 7h30 às 8h30, versando sobre “TOD – Transtorno de Oposição Desafiante E TDAH-Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade”, com Mariana Cervi, que é psicóloga, mestre em Educação Especial e ABA (Análise do Comportamento Aplicada).

A terceira palestra será realizada no próximo dia 20, com Ana Cristina Teixeira Assis, das 7h30 às 11 horas, também no auditório da Secretaria de Educação (avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal).

Ela, que é pedagoga, especialista em análise do comportamento aplicada ao TEA e D.I, discorrerá sobre o tema “Os Desafios Comportamentais no Contexto Escolar”.

Para o mês de junho, dia 17, também no mesmo auditório da secretaria de Educação, participarão duas convidadas: Maria Júlia Caretta Guimarães Silva e Maria Eduarda Lemes Souza, terapeutas ocupacionais, no horário das 7h30 às 9h30.

No dia 25, do mesmo mês, fechando o ciclo, a temática será ‘Desenho Universal para Aprendizagem: Contribuições para a Prática na Sala de Aula’, com a Dra. Mirvan Cristina Muzetti, que é educadora especial.

Esta palestra será on-line pelo Youtube, das 14 às 15h30, tendo como público as professoras do AEE (Atendimento Educacional Especializado), pedagogos, orientadores educacionais, assistentes sociais, psicólogos e coordenadores pedagógicos de escolas, pedagogos, coordenadores pedagógicos/administrativos das creches parceiras.


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