Oficinas do projeto “Sementes Musicais” beneficiam alunos da rede pública de Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 9 de maio de 2024 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quatro escolas da rede municipal receberão oficinas do projeto idealizado pelo compositor e músico francano, Eduardo Machado

Eduardo Machado leva a Música Popular Brasileira instrumental para crianças em Franca

 

Quatro escolas da rede municipal de ensino de Franca foram contempladas e receberão as oficinas do Projeto ‘Sementes Musicais – Semeando notas, transformando vidas!’, idealizado pelo compositor e baixista francano Eduardo Machado.

A programação prevê a realização de oito oficinas, sendo duas apresentações em cada escola, no período de 8 a 15 de maio, nos horários da manhã e tarde.

A primeira unidade a receber o projeto foi a EMEB ‘Rita de Cássia Calixto Xavier’, no Jardim Pulicano, na última quarta-feira.

Na sexta-feira, 10, será a vez da EMEB ‘Prof. Dr. Rubens Zumstein’, no Jardim Piratininga.

Já na próxima semana, nos dias 14 e 15, o projeto será apresentado nas EMEBs ‘Vanda Thereza Badaró’, no Recanto Elimar III e ‘Sueli Contini Marques’, no Leporace III, respectivamente.

Contemplado com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca), o Projeto “Sementes Musicais” tem o foco na música instrumental brasileira e seus ritmos, onde Eduardo Machado pretende oferecer acesso à cultura e ainda incentivar crianças e jovens a tocarem um instrumento musical.

As apresentações terão duração de 45 minutos e foram desenvolvidas de maneira pedagógica, com ciência e arte de aprender.

“Nos encontros, vou mostrar ritmos e gêneros musicais como a bossa nova, choro, samba e também estilos nordestinos como o baião, xote e maracatu, apresentando os grandes mestres da música brasileira como Tom Jobim, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros, visando o fortalecimento de uma educação integral”.

“Quero despertar nas crianças e jovens, o mesmo interesse que eles já têm pela música cantada”, afirmou Eduardo Machado.

Márcia Gatti, secretária de Educação, destacou a alegria em receber o projeto musical, ampliando os conhecimentos dos alunos do município.

“A música tem um papel significativo na construção da identidade cultural de um povo. Para os alunos da escola pública, essas ações são fundamentais, pois ampliam o repertório cultural e o acesso aos conhecimentos construídos pela humanidade”, comentou.

Confira a programação das apresentações nas escolas:

EMEB Rita de Cássia Calixto Xavier – Jardim Pulicano
Dia: 08/05

EMEB Prof. Dr. Rubens Zumstein – Jardim Piratininga
Dia: 10/05

EMEB Vanda Thereza Badaró – Recanto Elimar II
Dia: 14/05

EMEB Sueli Contini – Parque Vicente Leporace III
Dia: 15/05

Eduardo Machado

Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro, com reconhecimento internacional, Eduardo Machado é formado em MPB e Jazz pelo Conservatório de Tatuí, professor de música há 34 anos, compositor e produtor musical e cultural.

Seu trabalho é focado na música instrumental brasileira, tendo lançado 10 álbuns e 5 DVDs.


+ Educação