Calor extremo castigou Franca e região com dois alertas vermelhos do Inmet este ano

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 31 de março de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um alerta vermelho consiste no aumento da temperatura em 5°C acima da média, durante mais do que cinco dias, oferecendo risco à saúde

Nos primeiros meses deste ano, 1.075 cidades foram colocadas em “alerta vermelho” — portanto, de grande perigo — por causa dos riscos associados às ondas de calor que atingiram o Brasil.

Franca aparece na lista com dois alertas vermelhos — de grande perigo por causa da onda de calor.

Além de Franca, na região receberam alertas vermelhos as cidades de Patrocínio Paulista, Cristais Paulista, Pedregulho, Ribeirão Corrente, Restinga, São José da Bela Vista, Guará, Guaíra, Orlândia, Nuporanga, Monte Alto.

O que é alerta vermelho

Um alerta vermelho referente à onda de calor consiste no aumento da temperatura em 5°C acima da média, durante período maior do que cinco dias, oferecendo risco à saúde.

Vale destacar que o Inmet emite alertas para outros fenômenos meteorológicos, como acumulados de chuva, ondas de frio e vendavais.

Levantamento do portal Metrópoles mostrou que 88% das cidades do Brasil tiveram alertas de perigo relacionados a chuvas em janeiro deste ano.

A única capital sob alerta vermelho de onda de calor foi Campo Grande (MS), entre 14 e 18 de março deste ano. No mesmo período, a cidade de Jardim (MS) chegou a bater os 39,3°C, enquanto Três Lagoas (MS) registrou 39,2°C.

Bloqueio atmosférico

Neste caso, a onda de calor teve relação com bloqueio atmosférico que impediu o avanço de frentes frias, fenômeno associado ao El Niño.

As notificações de grande perigo relacionadas às ondas de calor atingiram cinco estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Entram na lista as seguintes unidades da Federação: Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Veja a quantidade de cidades alertadas por estado:

Mato Grosso do Sul: 70 cidades (88,6%);

Paraná: 371 cidades (93%);

Rio Grande do Sul: 81 cidades (16,3%);

Santa Catarina: 155 cidades (74,1%);

São Paulo: 398 cidades (61,7%).

A informação provém de levantamento do portal Metrópoles, com base em alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os dados foram atualizados até março deste ano.