Fazer trilhas a pé na natureza atrai cada vez mais pessoas pelos benefícios

  • Entre linhas
  • Publicado em 17 de maio de 2017 às 12:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mas antes de se “jogar” nessa aventura, é preciso ficar atento a dicas importantes para ter segurança

Fazer trilhas a pé em meio à natureza, ao som de pássaros e respirando ar puro é o desejo de muitos apreciadores de esportes de aventura. Contudo, “aventureiros” de primeira viagem precisam ficar atentos a dicas importantes antes de se enveredar em matas desconhecidas. Saiba como se preparar para aproveitar a trilha ao máximo.

Fazer trilha a pé com segurança exige equipamentos adequados e preparo

Dicas para fazer trilhas a pé

Para quem não faz atividades físicas regularmente, uma dica é começar com caminhadas leves e frequentes, recomenda Egnaldo Silva, experiente em trilhas e que já fez percursos em diversas serras e parques espalhados pelo país.

É importante pesquisar o máximo de detalhes e especificações de cada trilha antes de agendar o passeio. Para não ser pego de surpresa e correr o risco de ter que voltar no meio do caminho, iniciantes devem procurar trilhas curtas e com baixo nível de dificuldade. “Hoje em dia, encontramos na internet informações sobre o grau de dificuldade, tempo de trilha, se necessita de monitoria, riscos e dicas úteis para cada local”, diz Silva.

Para evitar lesões, alongamentos devem ser feitos antes e depois da prática.

Equipamentos para usar na trilha

Lembre-se de vestir roupas confortáveis e especificas para esportes em matas, como calças e blusas de manga comprida para evitar picadas indesejadas. Use chapéu ou um boné para proteger a cabeça do sol. Calce tênis fechados, bem ajustados aos pés. “Nunca use um calçado novo pela primeira vez na trilha, pois ele não estará laceado e pode causar machucados, desconforto e estragar o passeio”, recomenda Silva.

Ele indica, ainda, levar mochila que tenha fixação abdominal, pois ela dá equilíbrio e alivia o peso nos ombros. É altamente recomendado o uso de tensores em joelhos e tornozelos, pois evita tensões e firma os músculos.

Outro item imprescindível é levar hidratação para todo o percurso. Para ter água gelada o tempo todo, uma dica é congelar uma das garrafas, de forma que a água vá derretendo no decorrer do passeio.

Kit de primeiros socorros

Independente do tempo de caminhada, carregue sempre um kit de primeiros socorros, lanterna e pilha extra, além de blusa e capa de chuva. Lembre-se de passar e levar protetor solar e repelente para reaplicar durante o percurso.

“Durante a trilha, deve-se atentar onde pisar e onde apoiar as mãos, tomando cuidado com animais peçonhentos e árvores espinhosas”, alerta Silva. Nunca afaste-se do grupo durante a trilha. Outra dica do especialista é informar a alguém próximo seu destino e previsão de retorno.