Fazer abdominais todo dia realmente funciona para definir a barriga? Descubra!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 27 de março de 2022 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Treinador esportivo assegura que exagerar no volume dos pesos e nas repetições nem sempre é a melhor alternativa para ter o abdômen definido

Para alcançar a famosa barriga tanquinho, fazer abdominal todos os dias está longe de ser ideal

 

Fazer abdominais todos os dias, ao contrário do que muitos pensam, não é a melhor alternativa para conquistar a famosa barriga tanquinho. Dieta e treino precisam caminhar juntos para conseguir os gominhos aparentes.

A dieta serve para queimar o excesso de gordura corporal e, com isso, permitir que a musculatura encoste na pele e fique visível.

Já o treino tem o objetivo de hipertrofiar o abdômen, para que a musculatura aumente de tamanho e consiga aparecer.

“Quando falamos sobre definição de abdômen, sempre digo aos meus alunos que precisamos de duas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Ter o que mostrar, ou seja, hipertrofia, e não ter nada pra esconder, ou seja, não ter gordura na frente”, explica o treinador e assessor esportivo, Leandro Twin.

Treino de abdômen para buscar a hipertrofia

Quem deseja ter aquela barriga “trincada”, muitas vezes, aposta em fórmulas especiais para conquistar esse objetivo.

Além de fazer abdominais todos os dias, é normal encontrar pessoas que realizam dezenas e mais dezenas de repetições durante o exercício.

Mas, essa não é a melhor maneira de ganhar massa muscular na região – tampouco vai eliminar gordura localizada.

Conforme explicou Twin, além de eliminar o excesso de gordura corporal, a melhor maneira de conquistar definição muscular é através da hipertrofia.

Fazer abdominais todos os dias vai aumentar a resistência da região, mas não elevará significativamente a massa muscular. Para isso, o treinador recomenda três condutas fundamentais durante o treino:

Frequência: duas vezes por semana (com espaçamento de dois ou três dias e mais ou menos oito a 12 séries totais em cada dia de treino);

Exercícios: 3 séries para cada parte do abdômen – supra, infra e oblíquo (sim, podemos treinar oblíquos pois eles não vão engrossar nossa cintura em nível significativo);

Repetições: 10 a 15 repetições em cada série, com intervalo ideal de 30 a 60 segundos. Se for muito fácil realizar esse número de movimentos, acrescente carga ao exercício.

“Não devemos fazer muito mais do que isso, se não sai do ideal para hipertrofia e entra em resistência muscular localizada, o que não é o objetivo do exercício. Para conseguir intensidade basta adicionar uma carga nos exercícios.”, completa o treinador.

Dieta é tão importante quanto

Por fim, vale lembrar que pouco adianta fazer abdominais todos os dias ou realizar um treino focado em hipertrofia se a dieta não for adaptada para o seu objetivo.

Para ganhar massa muscular é necessário aumentar o consumo calórico e isso pode diminuir temporariamente a definição muscular, mas faz parte do processo.

“Quando ganhamos peso, ganhamos gordura e ganhamos massa muscular. Quando perdemos peso nós perdemos gordura e mantemos a massa muscular. Esse é um processo que pode demorar até anos, mas chega no resultado, mesmo que você não acredite”, finaliza Twin.

*Informações SportLife


+ Boa Forma